Debate

Relatos nas redes sociais discutem os efeitos psicológicos da gordofobia médica

por: Redação Hypeness

A obesidade é um fator de risco para a vida de uma pessoa acima do peso. Entretanto, quando o emagrecimento se transforma na solução de todos os problemas, o nome disso é gordofobia.

É justamente neste ponto que as pessoas estão tocando em uma série de tuítes que pipocaram nas redes sociais. Para se ter ideias dos efeitos deste conceito preconceituoso, muitos estão sofrendo discriminação inclusive durante consultas médicas.

Elas dizem que o excesso de peso virou desculpa para todos os problemas. Mesmo que eles não tenham nenhuma relação com isso. Por exemplo, uma usuária relatou ter ouvido da psicóloga durante consulta que a resolução de suas queixas psicológicas estariam relacionadas com a perda de peso.

Vamos discutir os efeitos da gordofobia médica?

Daí a importância do ativismo anti-gordofobia. Além de contribuir para uma mudança de postura, a atitude pode evitar mortes. Nem sempre o excesso de peso é sinônimo de falta de saúde. Ou a magreza relacionada com uma vida saudável.

A revista Galileu publicou um estudo da Universidade de Los Angeles (Ucla) mostrando que usar o IMC (Índice de Massa Corpórea) para determinar o índice de saúde levou à classificação incorreta de pelo menos 54 milhões de norte-americanos saudáveis como ‘doentes’

Recentemente o seriado da Netflix, Insatiable, foi alvo de uma série de críticas por estimular a gordofobia. A série, prevista para estrear em agosto, mostra a vida de uma menina, que enquanto estava gorda, era vítima de bullying na escola. Mas, ao emagrecer, acaba se tornando o centro das atenções.

“Por muito tempo, as narrativas falaram às mulheres e jovens garotas impressionáveis que, para ser popular, ter amigos, para se tornar desejada pelo olhar masculino e, em alguma medida, para ser um ser humano de valor, é preciso ser magra”, disse a autora do abaixo-assinado. O Netflix afirmou que na verdade pretende debater os efeitos nocivos do bullying.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem renuncia ao islamismo e comemora liberdade de não ter mais sua vida controlada por homens