Debate

Resgate dramático de crianças em caverna tailandesa faz sua primeira vítima

por: Redação Hypeness

A história dos 12 garotos e seu treinador presos há 12 dias em uma caverna no norte da Tailândia ganha contornos ainda mais dramáticos. A notícia da morte de um dos mergulhadores empenhados na operação de resgate do grupo aumentou a preocupação das autoridades envolvidas na operação.

Saman Kunan havia deixado oxigênio para os jovens, quando no caminho de volta acabou ficando sem ar para completar o percurso. Descrito por colegas da marinha tailandesa como um mergulhador “habilidoso e talentoso”, Saman chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu.

“Um ex-mergulhador da marinha que se ofereceu para ajudar morreu nesta madrugada por volta das 2h”, informou aos jornalistas o vice-governador da província de Chiang Rai, Passakorn Boonyaluck.

A morte do mergulhador provocou pessimismo entre as autoridades

Segundo o oficial da marinha Apakorn Yookongkaew, “ele [Saman] perdeu a consciência no caminho de volta, seu companheiro de mergulho tentou ajudá-lo e carregá-lo”, revelou.

A morte do mergulhador colocou no chão o clima de aparente otimismo que cercava esta complexa operação de resgate. Membros de um time de futebol, os jovens com idades entre 11 e 16 anos, além do técnico de 25, estão presos na caverna desde o dia 23 de junho, após a inundação provocada pelas fortes chuvas.

Desde que foram encontrados com vida por mergulhadores ingleses na segunda-feira (2), autoridades e as mais de mil pessoas mobilizadas discutem formas de tirá-los com vida o mais rápido possível.

Os jovens estão recebendo aulas de mergulho

Apesar de ser a opção mais arriscada, o mergulho estava sendo cogitado como a principal possibilidade, especialmente diante do risco de novos temporais. Comuns nesta época do ano, as tempestades anulariam as tentativas de drenagem, que já tiraram uma quantidade de água equivalente a 50 piscinas olímpicas.

O que pode dificultar, além da inexperiência do grupo, é a complexidade do percurso. Com visibilidade quase zero, o tempo estimado para um mergulhador profissional conseguir emergir na superfície é de pelo menos 5 horas. Segundo a CNN os jovens estão muito fracos para deixar a caverna com segurança.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Facebook/foto 2: Thai Navy Seal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem pode enfrentar 5 anos de prisão por usar gato como arma contra a polícia