Ciência

‘Lua de Sangue’: Saiba como ver o eclipse lunar mais longo do século no Brasil nesta sexta

por: Redação Hypeness

Preparem-se, pois diferente de situações anteriores, desta vez vai ser possível assistir ao maior eclipse lunar de século. A ‘lua de sangue’ deve durar cerca de 1 hora e 40 minutos e vai ter início por volta da 16h30, se estendendo até 18h13, no horário de Brasília.

O Observatório Nacional informou que a parte leste do Brasil vai ver o eclipse total, caso de cidades dos estados de São Paulo e Bahia. Já na região oeste, onde se localizam Amazonas e Mato Grosso, a visão será apenas parcial. A dica é buscar um local onde seja possível visualizar o céu perto do horizonte ao leste.

Espera-se que seja o maio eclipse lunar do século

Fique atento, pois se as expectativas dos astrônomos se confirmar será um eclipse de grandes proporções. 13 minutos depois das 18 horas a Lua vai sair da sombra mais escura, quando se inicia o eclipse parcial até às 19h19. O ápice do fenômeno acontece quando a Lua entrar na chamada fase penumbral, resultado da entrada da Lua na sombra mais clara. O final está preciso para 20h29.

Para quem não sabe, o nome ‘lua de sangue’ nasce em função da cor avermelhada da Lua, que mesmo na sombra do sol, torna possível a visualização do satélite do mesmo jeito. Daí a criação do efeito de sangue, gerado por meio dos raios do astro. Anote na agenda, a data é sexta-feira, dia 27.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China eleva alerta após caso de peste bubônica; paciente está em quarentena