Debate

Tatuador de SP investe em hipnose para livrar clientes da dor. O que dizem os psicólogos?

por: Redação Hypeness

O que trava muita gente na hora de fazer tatuagem é a dor. Por outro lado, existem os grupos dos que entendem as sensações causadas pela agulha como parte do processo.

Com o objetivo de atenuar os efeitos, um tatuador de Itapetininga, no interior de São Paulo, resolveu adotar técnicas de hipnose para que seus clientes não sintam dor durante o procedimento.

Segundo o G1, o profissional explicou que começou a entrar em contato com tais técnicas por causa das reclamações de dor dos clientes. Os primeiro contatos de Rico com a hipnose ocorreram quando conheceu tatuadores entusiastas da prática.

O tatuador, que também é policial e artista plástico, cria uma espécie de realidade paralela que livra a pessoas das sensações provocadas pela dor. O profissional argumenta que não existe nenhum procedimento de domínio da mente ou de obrigar os clientes a agirem contra a vontade.

Hipnose para fazer tatuagem?

“Colocamos uma sugestão que aquela área está totalmente anestesiada. E dá certo. Alguns têm a ideia errada de que podemos controlar a mente, ler pensamentos ou fazerem coisas que eles não querem. Mas não é nada disso”, relatou. Ao final da sessão de tatuagem, Rico Ribeiro retira a pessoa do transe.

Ao contrário da maioria dos clientes, os atendidos em transe por Rico apresentam sintomas diferentes. Entre eles está a ausência de sangramento – pois a pressão sanguínea não se altera; o globo ocular permanece branco e as pontas dos dedos ficam geladas.

Apesar de ter a eficácia e segurança garantidas pelo tatuador, o procedimento não é recomendado pelo Conselho Regional de Psicologia. O CRP ressalta a proibição da hipnose como recurso auxiliar de trabalho psicológico e aponta demonstração fútil e sensacionalista.

Tem mais, ao G1 a psicóloga Ana Laura Schliemann alertou sobre os efeitos da hipnose. A profissional explica que o método pode ser arriscado se realizado por pessoas inexperientes e sem formação específica.

“Você vai precisar se entregar totalmente a pessoa que estiver te tatuando. Será que isso é conveniente? Muitas pessoas não gostam da tatuagem quando estão fazendo, imagina quando estão hipnotizadas?”, encerra.

Publicidade

Foto: Reprodução/Rico Ribeiro


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Campanha usa inteligência artificial para desfazer estereótipos ligados à fome