Debate

Tribunal de Justiça multa novela ‘Carrossel’ em R$700 mil por propaganda infantil

por: Redação Hypeness

Em função da vulnerabilidade das crianças, a publicidade infantil é alvo de uma série de restrições das esferas judiciárias brasileiras. O artigo 227 da Constituição Brasileira prevê a defesa e a proteção dos direitos das crianças de adolescentes. Aliás, entre os pontos principais está o “livrá-las de toda a forma de violência, exploração, crueldade e opressão”.

Recentemente o SBT foi alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que condenou a novela Carrossel a pagar indenização coletiva de R$ 700 mil em função da realização de propaganda endereçada para os pequenos.

A decisão chega dois anos depois da estreia da mais nova temporada do folhetim. É importante dizer que a ação teve início há seis anos. Tudo começa com a promoção de uma ação por parte do Procon paulistano, que em 2012, se baseou em relatório do Instituto Alana de defesa da infância.

A publicidade infantil foi percebida em algumas ocasiões

O relato de propaganda infantil é o seguinte: “sua família faz bem, Jaime!”, diz a Professora Helena. “Esse sabonete tem a fórmula Active 5, que protege contra até dez doenças, e por isso é um dos mais vendidos do mundo.” Ciro e Maria Joaquina respondem agradecendo.

O SBT até recorreu da decisão, mas o recurso foi julgado e a multa permaneceu. Ao BuzzFeed News a advogada do Instituto Alana manifestou sua alegria com a decisão positiva do caso. Para ela, a propaganda infantil era evidente.

“A Iris Abravanel [mulher de Silvio Santos e dramaturga do canal] deu uma entrevista falando sobre a venda de cotas de merchandising em uma novela infantil. Por isso que começamos a acompanhar desde o capítulo um,” finalizou.

Em sua defesa o SBT se eximiu da responsabilidade. Por meio de nota a emissora disse que “a responsabilidade pela correção da propaganda cabe a quem patrocina tal veiculação publicitária. São as agências de publicidade que escolhem a forma como a propaganda será veiculada e as estratégias de publicidade”.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fogaça é internado em São Paulo e deixa fãs preocupados