Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Depois de passar mais de três anos em estado de emergência, em decorrência dos levantes da Primavera Árabe, e de aprovar, em 2014, uma constituição mais liberal e progressista para o mundo árabe, a Tunísia vem dando novos passos libertários, especialmente para as mulheres, em seu cenário político. Os frutos da lei de paridade de gênero sobre as últimas eleições no país já começam a ser colhidos, e mais de 50 povoados e cidades já tem prefeitas mulheres no comando – entre elas, a prefeita de Tunes, a maior cidade do país, com mais de 700 mil habitantes.
Seu nome é Souad Abderrahim, uma executiva de 53 anos que se tornou não só a primeira prefeita da história da Tunísia, como a primeira mulher eleita nas para comandar uma capital em um país árabe. Seu partido, o moderado Ennahda, foi o mais votado das eleições, mesmo sem ter alcançado maioria absoluta. Souad já havia sido deputada pelo partido entre 2011 e 2013, e sua presença na legenda é de natureza independente, visando justamente trazer novos discursos e demandas sensíveis para o Ennahda – como a ecologia, um dos motes de sua campanha.
Apesar de não utilizar o tradicional véu jihab, de defender a religião como assunto pessoal e rejeitar os partidos de base religiosa e de ter defendido visões feministas durante a campanha, Souad causa receio entre feministas por vir de um passado conservador. Enquanto deputada, posições contrárias, por exemplo, às mães solteiras, fazer de Souad ainda uma incógnita em tais debates – ela afirma que suas posições no passado foram mal interpretadas e manipuladas.
De toda forma, sua presença e das outras tantas congressistas e prefeitas eleitas na Tunísia já é uma conquista efetiva e simbólica para as mulheres no mundo árabe. Pioneira no reconhecimento do direitos das mulheres na região, a Tunísia aprovou, na constituição de 2014, a lei que obriga partidos a distribuírem os títulos de cabeças de listas igualmente entre homens e mulheres. Hoje, 47% dos vereadores no país são mulheres. “Ofereço esta vitória às mulheres do meu país, a toda a juventude e à Tunísia”, declarou Souad, após a confirmação do resultado.
Publicidade
A fim de criar uma frente eficaz no combate ao novo coronavírus em uma das maiores favelas de São Paulo, um projeto...
Não há esforço que impeça o jardineiro e paisagista Wallace Sinhorelli de lutar por seu trabalho e espaço, e nem...
O nome de Marta é um dos mais importantes da história do futebol. Jogadora mais indicada ao prêmio de melhor do...
Qual a sua origem? Muita gente responderia a essa pergunta citando apenas uma referência sobre uma de suas...
Educação financeira tem sido um tópico cada vez mais frequente em nosso dia a dia. E a cada dia surgem novos jeitos...
A Síndrome de Asperger é uma condição do espectro autista que causa dificuldades na comunicação e comportamentos...
Você já ouviu falar das 5 linguagens do amor? Gary Chapman, em seu livro “As cinco linguagens do amor” disserta...
Uma declaração de amor salvou o dia de muita gente no Twitter e a gente vai contar essa história para salvar o seu...
Em uma decisão surpreendente, o tribunal de São Paulo mostrou que está disposto a se posicionar pelo bem dos...