Debate

Ventos de mudança sopram mais forte e mulheres conseguem reverter lei machista no Irã

por: Redação Hypeness

Nos últimos dias países historicamente conhecidos pela vigência de leis que limitam o direito de ir e vir das mulheres estão, digamos, revendo alguns conceitos. Depois da Arábia Saudita autorizar pessoas do sexo feminino a guiarem seus próprios carros, o governo do Irã anunciou que vai mudar sua conduta diante de mulheres que não seguirem os códigos de vestimenta do país.

A partir de agora quem circular pelas ruas de cidades iranianas sem algum item da cartilha de vestimenta islâmica não vai ser presa pela polícia. O fato marca a quebra de uma orientação que durou mais de 40 anos. As mulheres vão poder utilizar maquiagem, pintar as unhas e até andar sem as tradicionais burcas.

O novo cenário não nasce de uma boa vontade dos governantes, mas sim a partir do protesto de mulheres, que ganharam ainda mais força por meio da atuação nas redes sociais.

A revolução será feminista!

Falando ao jornal Sharq, o chefe de polícia da capital Teerã, Hossein Rahimi, disse que “aquelas que não seguirem os códigos islâmicos não vão mais ser levadas para delegacias ou receberem intimações judiciais”.

Durante décadas mulheres iranianas conviveram com uma série de restrições e no caso de não obedecerem ao código de vestuário eram alvos da polícia e para serem liberadas da detenção dependiam da presença de algum membro da família para realizar a troca de roupa.

Mas nem tudo são flores, já que as mulheres pegas não seguindo as orientações do islã vão receber uma espécie de aula de etiqueta com os ‘valores islâmicos’. Em caso de reincidência elas podem ser alvo de medidas judiciais

De toda a maneira a notícia representa um grande passo contra as leis machistas e conservadoras existentes no Irã desde meados de 1979. Desde então as mulheres devem cobrir seu cabelo e usar roupas longas.

Publicidade

Foto: Unspalsh


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo tiroteio em escola no Brasil reforça urgência de debate sobre saúde mental