Debate

Youtuber ensina a desmascarar fake news em vídeo explicativo

por: Redação Hypeness

Fake News. A essa altura de 2018, todo mundo sabe do que se tratam as notícias falsas que são publicadas diariamente na internet, mas mesmo assim tem bastante gente que não sabe muito bem como identifica-las, e acaba contribuindo com as mentiras as passando adiante.

Incomodada com uma notícia falsa que foi compartilhada em seu feed do Twitter, a jornalista e Youtuber Nilce Moretto, famosa pelos canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave?, decidiu gravar um vídeo com dicas para averiguar se uma notícia é verdadeira ou não.

O exemplo citado por Nilce foi um tweet mentiroso sobre a jornalista Miriam Leitão, que utiliza fotos reais tiradas durante a Ditadura Militar para afirmar que ela estava sendo julgada por participar de um assalto a banco em 1968.

No vídeo, a youtuber atenta para alguns indícios de que a notícia é falsa: a falta de links ou fontes que possam confirmar o que foi alegado e a ausência de qualquer tipo de prova. Em seguida, ela faz uma pesquisa no Google que aponta para sites de checagem de notícias, especializados em identificar notícias falsas, que já tinham publicado sobre a falsa história de Miriam Leitão.

Nilce ainda aponta que a foto usada não era de um julgamento, como indicava o tweet, e que o mesmo responsável pela postagem já havia feito outra publicação idêntica, mas usando fotos de Dilma Rousseff no lugar das de Miriam.

Vale a pena conferir o vídeo para acompanhar as dicas de Nilce, que abriu espaço para os seguidores dizerem se o assunto deveria ser abordado novamente. A julgar pela maioria dos comentários, o tema deve ser retomado em outros vídeos do ‘Cadê a Chave?’ em breve.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Volta por cima: novo namorado de Débora Nascimento é médico e feminista