Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O governo chinês registrou aumento nos casos de maternidade tardia. São mulheres entre os 50 e 60 anos, que depois de perderem o primeiro filho, estão buscando tratamentos como a fecundação in vitro para engravidar.
Segundo reportagem da Agência Efe, o número de gestantes após o início da menopausa é resultado de décadas de políticas de controle de natalidade. Durante 40 anos, o governo controlou o processo de natalidade, permitindo apenas o nascimento de um filho por família.
Além de impedir o nascimento de milhares de pessoas, a medida deixou marcas profundas no psicológico destas mulheres, sobretudo as que passaram pelo trauma de perdê-los durante a gestação. Com isso, muitos casais passavam a vida sozinho, contrariando uma tradição chinesa. Lá, são os filhos que cuidam dos pais quando envelhecem.
Mulheres de quase 70 anos estão engravidando na China
Os jornais estão apresentando uma série de reportagens com casos como o de Zhang Heng, que aos 67 anos perdeu o filho há quatro anos e depois de tentar adotar uma criança, conseguiu engravidar de gêmeos graças a um tratamento de fecundação in vitro.
A história promoveu um grande debate sobre o preparo do sistema de saúde chinês para lidar com situações tão complexas. O jornal oficial, Global Times, diz que muitas mulheres tiveram atendimento negado devido à dificuldade dos quadros.
Michael Gao, chefe de obstetrícia do hospital United Family, em Xangai, não enxerga capacidade suficiente da sociedade chinesa em controlar o fenômeno. “Elas têm que considerar isso muito cuidadosamente e estarem cientes de que a sociedade ou sua própria família podem não aceitar”.
O obstetra afirma compreender a situação e o desejo destas mulheres de serem mães. Porém, o profissional alerta para possíveis complicações geradas pela gravidez de reciso. O diretor do centro médico propõe estabelecer 45 anos como a idade limite para engravidar.
“O corpo humano está preparado para realizar uma gravidez, especialmente se a pessoa se cuidou bem durante a vida, mas, quando se fica mais velho, os riscos na gravidez aumentam muito”.
A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. Lá vivem cerca 1,38 bilhões de pessoas. As grandes concentrações estão nas cidades mais ricas, como Xangai, lar de 24 milhões de pessoas.
Publicidade
Após 32 dias de internação, intubação e duas cirurgias para tratar a covid-19, o ator Luciano Szafir se prepara...
A audiência do caso de estupro da jovem Mariana Ferrer, que teve André de Camargo Aranha como réu, causou grande...
Novos casos de monkeypox foram registrados na Europa e nos EUA. A varíola dos macacos é um vírus similar ao da...
A partir de agora serão punidos por lei os responsáveis que deixarem de vacinar crianças ou adolescentes. O Projeto...
Nessa terça-feira (23), o Globoplay estreia em sua programação a série documental 'Em Nome de Deus', que conta a...
Aos 12 anos, Junior Silva ficou famoso em todo Brasil por conta dos vídeos que publica ensinando a fazer lindas peças...
A manutenção de nossa higiene é, entre outros hábitos, a diferença entre a saúde e a doença – e se tal regra...
Em entrevista à Marie Claire, a apresentadora Xuxa fez uma revelação importante sobre sua vida e sobre seu...
A tragédia da cerveja Belorizontina já atingiu dezenas de pessoas no estado de Minas Gerais e 3 pessoas faleceram em...