Ciência

A luz azul dos smartphones e notebooks pode nos deixar cegos, diz estudo

por: Redação Hypeness

Passar horas e horas na frente do computador não é bom para ninguém (e nós apostamos que você já sabe disso).

Um novo estudo buscou aprofundar os efeitos da tecnologia em nossa visão – e os resultados não são nada animadores.

Publicada pelo periódico Scientific Reports, a pesquisa aponta que a luz azul emitida por celulares e computadores pode aumentar nossas chances de ficar cegos.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Toledo, responsáveis pelo estudo, esta luz transformaria moléculas vitais em uma espécie de veneno para nossas células. A alteração pode levar a uma degeneração macular, situação normalmente associada ao envelhecimento e considerada uma das principais causas de cegueira no mundo.

Assim como ocorre com a luz do sol, nossos olhos não são capazes de bloquear ou refletir a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos.

Em comunicado à imprensa, Kasun Ratnayake, um dos pesquisadores que fez parte do projeto, explica como isso ocorre: “É tóxico. Se você expuser a retina à luz azul, ela mata as células fotoreceptoras à medida que a molécula de sinalização na membrana se dissolve. As células fotorreceptoras não se regeneram no olho. Quando elas morrem, morrem para sempre“.

A ciência não para de nos dar bons motivos para desligar o computador e aproveitar a vida lá fora. O que você está esperando? 

Publicidade

Foto em destaque via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo