O Airbnb tem revolucionado a maneira como viajantes se hospedam em aventuras pelo próprio país ou ao redor do mundo. E nas últimas semanas várias residências nos EUA foram alugadas por… Robôs.
Pesquisadores da Carnegie Mellon University, de Pittsburgh, na Pensilvânia, estão desenvolvendo máquinas capazes de organizar objetos, cuidar da limpeza e até fazer café.
Para verificar a eficácia em ambientes diversos, os robôs foram testados em suas próprias casas e em residências de amigos e parentes, até que os pesquisadores ficaram sem opções. E decidiram aproveitar o serviço de aluguel da Airbnb para expandir sua base de dados.

Os proprietários das casas foram avisados previamente sobre quem seriam seus novos hóspedes, e os robôs foram acompanhados por pesquisadores durante os períodos de aluguel. Os testes focaram nas máquinas capazes de recolher e organizar objetos que estavam no chão.
Um dos aspectos mais interessantes para a pesquisa é ver como os robôs se comportam fora de um ambiente controlado, especialmente em relação às mudanças de piso – casas ou apartamentos com pisos frios, de carpete ou madeira foram os preferidos durante o processo.
De acordo com os pesquisadores, a experiência foi fundamental para colher dados sobre o funcionamento dos robôs, que são capazes de pegar objetos do chão e leva-los para outro lugar, e em breve poderão estar disponíveis no mercado para ajudar na organização de lares por aí.