Diversidade

Após 110 anos, General Motors terá sua primeira mulher como diretora financeira

por: Redação Hypeness

Fundada em 1908, a General Motors é a maior montadora do mundo, tendo mais de 250 mil funcionários. E, pela primeira vez na história, terá uma mulher como Chefe do Setor Financeiro (CFO).

Se trata de Dhivya Suryadevara, atual vice-presidente de finanças da companhia, que substituirá o CFO Chuck Stevens, cuja aposentadoria está marcada para o ano que vem – ela já assumirá o cargo em setembro deste ano.

Nascida em Chennai, na Índia, formada em Harvard e há 14 anos na General Motors, Dhivya representa como, ainda que lentamente, demandas por diversidade têm sido absorvidas por grandes empresas – especialmente uma do ramo automotivo, tão tradicionalmente ligados ao universo masculino.

A GM já tinha recebido destaque neste sentido em 2013, quando Mary Barra foi nomeada CEO – ou diretora-executiva -, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da empresa. É somente a ela que Dhivya vai se reportar diretamente a partir de agora.

Assim, a General Motors se torna apenas a segunda empresa na lista de 500 maiores corporações do mundo da Fortune a ter mulheres nos cargos de CEO e CFO. A outra é a fabricante de chocolates Hershey’s.

O número de mulheres no comando dos setores financeiros das mega corporações tem crescido: em 2008 eram 42 na lista das 500 da Fortune, e em 2018 chega a 64 com Dhivya. Já entre as CEOs a variação foi de 12 diretoras-executivas em 2008 para 24 agora – considerando o universo de 500, fica claro que ainda há muito o que evoluir.

Gráfico da Fortune mostra como participação das mulheres nos cargos de CFO e CEO ainda é baixa: jamais passou de 15%

Publicidade

Fotos via Divulgação/General Motors


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corinthians dá exemplo e recebe professor vítima de ataque racista com faca