Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde que perdeu um processo bilionário para um agricultor com câncer terminal, a Monsanto está gerenciando uma crise sem precedentes. A gigante do mercado de produtos químicos assistiu suas ações despencarem e o número de processos atingir níveis nunca antes vistos.
Apenas nos Estados Unidos, a quantidade de ações subiu de 5,2 mil para 8 mil, depois que a Justiça americana condenou a empresa a pagar por volta de 1,1 bilhão de reais ao jardineiro californiano Dewayne Johnson. O homem diz que sua doença foi causada pelos produtos agrotóxicos Round Up e RangerPro.
Foram oito semanas para que o corpo de jurados considerasse a Monsanto culpada. De acordo com o júri, a multinacional agiu de forma ‘mal-intencionada’ e seus produtos ajudaram no desenvolvimento do linfoma não-Hodgkin em Johnson.
A Monsanto pode perder bilhões com novos processos
Como já previam os especialistas, a derrota no tribunal abriria precedentes suficientes para a Monsanto se tornar alvo de outras possíveis vítimas de seus produtos. A confirmação deixou o mercado financeiro agitado e as ações da Bayer – que recentemente comprou a companhia norte-americana, despencaram mais de 11%.
O clima de tensão é grande e os executivos foram pegos de surpresa. O presidente da Bayer, Werner Baumann, confessou que “não podia prever o volume de processos atual” quando adquiriu a Monsanto.
Em tempo, o simbolismo da vitória de Dewayne pode colocar em risco os planos de expansão da Monsanto. Esta foi a primeira vez na história em que agrotóxicos com glifosato, associados ao surgimento de câncer, foram a julgamento.
As ações da Bayer despencaram no mercado financeiro desde a decisão
É importante ressaltar que, mesmo a agência responsável pela regulamentação ambiental nos Estados Unidos permitir seu uso, o glifosato é apontado pela Organização Mundial da Saúde como um composto “provavelmente cancerígeno para humanos”.
A Monsanto nega e garante que vai recorrer da decisão da corte californiana. Por meio de nota, a companhia disse “simpatizar com Dewayne e sua família”, mas que está disposta a seguir defendendo “vigorosamente o seu produto, que tem histórico de 40 anos de uso”.
Publicidade
Em visita ao Japão, o presidente das Filipinas - Rodrigo Duterte, fez uma declaração controversa e homofóbica. O...
O pastor Landon Spradlin não estava preocupado com a infecção pelo coronavírus quando viajou a Nova Orleans, nos...
O senador Major Olimpio (PSL), de 58 anos, teve morte cerebral confirmada por sua assessoria. A notícia foi dada no...
O debate sobre a legalização do aborto está ganhando força na América Latina. Depois da aprovação da Câmara dos...
Vinícius Serra será transferido para uma unidade prisional convencional. Uma bateria de exames mostrou que o acusado...
Fake News. A essa altura de 2018, todo mundo sabe do que se tratam as notícias falsas que são publicadas diariamente...
O Brasil é um dos países que mais consome açúcar no mundo, cerca de 80 gramas por dia, o equivalente a 18 colheres...
A história dos 12 garotos e seu treinador presos há 12 dias em uma caverna no norte da Tailândia ganha contornos...
O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) foi reeleito para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do...