Inspiração

Beneficiários do Bolsa Família são os maiores campeões das Olimpíadas de Matemática

por: Redação Hypeness

Matemática não é o forte? Talvez esta história esteja aos poucos se transformando. No que depender dos beneficiários do programa Bolsa Família, a matéria vai se tornar uma especialidade dos brasileiros.

Criada em 2005 para popularizar a matéria entre estudantes do ensino fundamental e médio, a Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) já alcança por volta de 18 milhões de alunos em 99% dos municípios brasileiros.

Além de revelar novos talentos, o ‘esporte de caneta’ é mais um incentivo para a ascensão social, sobretudo dos mais pobres. O Ministério do Desenvolvimento Social realizou um cruzamento atestando que entre as 45 mil medalhas entregues desde 2011, 999 foram para estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. Totalizando 1.288 condecorações.

A notícia demonstra a efetividade do programa

Os estados mais impactados foram Minas Gerais, São Paulo e Ceará, que juntos representam 576 das mais de mil medalhas. Ou seja, 45% do total. Falando ao G1, o Ministério do Desenvolvimento Social explicou que os resultados foram obtidos por meio de dados cruzados junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

“A metodologia utilizada para cruzar os dados levou em consideração o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o CPF do estudante”, explicou a pasta.

Para Artur Ávila, brasileiro vencedor em 2014 da Medalha Fields, considerada o Nobel da matemática, as olimpíadas podem não ser a solução ideal para a melhora da qualidade de ensino, mas se colocam como “um programa extremamente barato e com o qual você consegue passar ao lado dessas dificuldades que tem no ensino em geral”.

O Programa Bolsa Família foi instituído no governo Lula em 2003 e convertido em lei em 2004. Ao longo de sua trajetória, foi considerado uma dos principais métodos de combate à pobreza do mundo e destaque na revista The Economist por “ampliar, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, contra a pobreza”.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Torcida rival presenteia crianças doentes com chuva de ursinhos de pelúcia em estádio