Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
São poucas as espécies de primatas que não correm sérios riscos de extinção, e a dimensão do problema é tragicamente medida pelos países onde vivem a maior parte delas: Brasil, Madagascar, Indonésia e Congo. Das 439 espécies conhecidas, 286 vivem entre esses quatro países – e 60% estão ameaçadas. No Brasil vivem 102 espécies diferentes, país com a maior quantidade de espécies de primatas, e dessas, 35 correm, em diferentes graus, risco de extinção. Trata-se do país com maior número de primatas em risco de extinção no mundo, conforme um estudo publicado recentemente na revista científica PeerJ confirmou.
O estudo reuniu um grupo internacional de 72 especialistas, com 8 oriundos de instituições brasileiras. Embora o número de espécies por aqui em unidades de conservação seja alto, com cerca de 38%, a quantidade de primatas brasileiros coloca esse número em uma realidade alarmante. Na proporção dos quatro países, que possuem cerca de 2/3 de toda a população de primatas não-humanos do mundo, a situação se agrava: na Indonésia a população protegida é de 17%, no Congo, 14% e em Madasgar também 38%.
A caça e a perda de habitat são as principais ameaças, mas outros perigos, como doenças, explorações da floresta em todo tipo, extração de petróleo e comércio ilegal também colocam as espécies em sério risco. Estima-se que, no Brasil, as áreas de ocorrências de primatas diminuirão potencialmente em até 78% até o final do século, e é por isso que a ampliação das áreas protegidas é a primeira medida para salvar os primatas.
Além disso, os especialistas afirmam que é preciso criar corredores florestais para a migração de populações isoladas, restaurar comunidades florestais naturais, ampliar a segurança alimentar, e preservar as florestas de modo geral, tanto em desmatamento quanto em poluição. O estudo sugere a criação de um fundo de sustentabilidade e conservação para ser pago por empresas que explorem e provoquem danos ambientais.
Além de serem fundamentais para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de diversos ecossistemas, os primatas são nossos parentes mais próximos, além de serem de suma importância para a compreensão da evolução humana. Antes de tudo, porém, são seres vivos, que dividem conosco o planeta, e contra os quais a tirania humana não pode seguir se abatendo, a ponto de correrem o risco de simplesmente desaparecem.
Publicidade
A cidade de Joinville, mais populosa do estado de Santa Catarina, está em voga nas redes sociais porque decidiu...
Utilizando instrumento de alta precisão do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile, uma equipe...
Uma técnica brasileira e pioneira em todo o mundo vem devolvendo a saúde sexual e reprodutiva para dezenas de...
Na última quarta-feira (30), um estudo publicado na revista Natura mostrou que o telescópio Hubble descobriu a...
Poucos anos da história recente da humanidade foram tão bizarros quanto 2020 – e, com isso, naturalmente que a...
Quebrando todos os falsos estereótipos, - ao contrário do que muitos possam imaginar, usuários da cannabis estão...
Médicos envolvidos em pesquisa apresentada durante o 100º encontro anual da Endocrine Society, em Chicago, nos...
Um caso raro espantou a comunidade médica recentemente, após médicos registrarem o caso de uma jovem paciente...
Em algum momento entre o século 9 e o século 16, um homem carregava uma bolsa de apetrechos bastante suspeita nos...