Futuro

Califórnia aprova lei que obriga estado a ter 100% de energia limpa e de fontes renováveis

por: Vitor Paiva

Apesar do atual governo americano lutar contra as regulações climáticas e o compromisso pelo futuro do planeta, a Califórnia aprovou uma lei que coloca o estado no caminho que evidentemente todos os estados do mundo precisam estar urgentemente: a nova lei californiana exigirá que 100% da energia consumida no estado venha de fontes limpas e renováveis, livres de emissão de carbono.

A lei que será entregue ao governador e depois ao senado para aprovação poderá se tornar, portanto, não só uma das mais agressivas do mundo no que diz respeito a políticas de energia limpa, como a mais importante lei climática da história dos EUA.

Fazenda de energia solar no estado

A importância de tal lei e o impacto de sua aprovação podem ser medidas pela importância da própria Califórnia no cenário americano: trata-se, afinal, do estado mais populoso do país, o terceiro maior em território, e o mais rico dos EUA. Por ser considerado um estado que dita tendências não só culturais mas também políticas, o sentido simbólico da aprovação será forte – e global. E é preciso que seja, pois a mudança por lá não representará salvação alguma ao planeta se o resto do mundo não assumir compromissos igualmente agressivos no tema.

A ideia é que a nova lei da Califórnia sirva justamente como um exemplo prático para o argumento de que tal mudança é inviável. Especialistas sugerem que a meta de 50% de energia limpa pode ser atingida já em 2020. Trata-se de um processo custoso e trabalhoso, mas que definitivamente vale a pena: nada é mais custoso, afinal, do que perder o planeta. Se a California dita modas, nesse caso ela está apenas apontando o único óbvio possível, de que é preciso colocar o lucro de poucos de lado, e simplesmente salvar o planeta onde todos vivem.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aviões de hidrogênio e zero emissão podem iniciar operação mais cedo do que esperado