Criatividade

Chefs dão dicas de ‘hacks’ na cozinha para uma vida mais prática e saudável

15 • 08 • 2018 às 11:09
Atualizada em 10 • 07 • 2020 às 10:54
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Se alimentar de forma mais saudável é um objetivo de milhares de pessoas. Preparar as refeições em casa é um ótimo caminho para isso, e ainda ajuda a economizar um bom dinheirinho. Só que chegar do trabalho com pique para cozinhar não é fácil…

Assim, muita gente aproveita para tirar algumas horas e preparar comida para vários dias. É uma boa opção, mas tem suas inconveniências, como o tempo que leva para fazer tudo isso e o risco de a comida perder o sabor ao ficar muito tempo guardada.

O Daily Mail convidou alguns chefs para dar dicas que ajudam a ‘hackear’ a arte de cozinhar para a semana toda, ajudando a economizar tempo e garantir muito sabor. Confira:

Smoothie no saquinho

Smoothies são bebidas à base de frutas, verduras e/ou legumes, podendo levar iogurte ou água. O ideal é bater tudo na hora de beber, mas descascar e cortar os ingredientes pode levar bastante tempo.

Uma solução interessante é separar a quantidade exata de ingredientes para cada refeição, guardar em saquinhos tipo zip-lock no freezer e tira-los direto para o liquidificador. Além disso, o congelamento garante uma consistência deliciosa quando o smoothie fica pronto.

Ovo cozido no forno

Os ovos já foram considerados um vilão para a saúde por causa do colesterol, mas estudos mais recentes indicam que é uma ótima fonte de proteínas e que não faz mal para o coração.

Preparar vários ovos cozidos de uma vez leva muito mais tempo do que se imagina, mas há uma solução criativa: prepara-los no forno. Basta aquecer a cerca de 175 graus, coloca-los em forminhas e deixar lá por 30 minutos. Depois, é preciso colocar os ovos em potes com água bem gelada para que eles fiquem firmes e gostosos por dias.

Abacates grelhados não ficam marrons

Os abacates são uma ótima pedida por serem saborosos e combinarem com receitas doces e salgadas. Mas quem já tentou guarda-los abertos sabe como eles ficam marrons rapidamente.

Uma dica para evitar o problema é grelha-los. Isso mesmo: basta cortar no meio, tirar o caroço e passar um pouco de suco de limão antes de grelhar por cerca de 3 ou 5 minutos. Assim, eles duram até dois dias com a cor natural, e ficam ainda mais gostosos.

Aveia no pote

A aveia é uma ótima opção para o café da manhã ou até lanches. Para economizar tempo, uma boa ideia é prepara-la com antecedência e guardar em potes na geladeira.

A ideia é pegar de 4 a 5 colheres de flocos de aveia, adicionar pedaços de frutas de sua preferência, ingredientes como chia e castanha de caju e cobrir tudo com leite. A combinação pode ser comida fria ou ser aquecida antes da refeição.

Salada? Também no pote

Todo mundo sabe da importância de comer verduras, mas ter que lavar e separar as porções pode dar preguiça. Os potes de vidro também são uma ótima ideia para o preparo de saladas que duram a semana toda.

Mas para evitar que as verduras fiquem molengas é preciso ter atenção à ordem dos fatores: o ideal é colocar o molho no fundo do pote, depois adicionar vegetais densos, como cenouras e pimentões, que não o absorvem.

Depois vêm ingredientes como grãos, castanhas e sementes, como gergelim, e só por últimos as folhas, como alface, rúcula e agrião. Um truque extra é colocar uma folha de papel toalha entre as verduras e a tampa para evitar que o pote absorva umidade.

Congele os molhos em cubinhos

As formas de gelo não servem só para congelar água: também podem ser uma ótima alternativa para economizar tempo fazendo cubinhos de molho congelado.

Pode ser molho de tomate, pesto ou curry: todos continuam gostosos depois de congelados e trazem sabor às receitas. Congelar em potes também funciona, mas fica bem mais difícil de descongelar a porção certa na hora de preparar a refeição.

Publicidade

Fotos via Daily Mail

Foto de capa via Pixabay (Creative Commons CC0)


Canais Especiais Hypeness