Debate

Cidade quer proibir que as pessoas tenham gatos de estimação

31 • 08 • 2018 às 14:25 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os gatos passaram de animais incompreendidos para xodós da humanidade. Eles são retratados de diversas formas, tocando piano, ronronando, arranhando, fazendo bagunça (um clássico) e até tiveram seus focinhos estudados.

Porém, para a cidade de Omaui, localizada no extremo sul da Nova Zelândia, os bichanos são um problema. Pode isso? Os cidadãos estão debatendo um assunto polêmico que pode resultar no estabelecimento de um plano para ‘banir’ os gatos da região nos próximos anos.

A medida causou revolta entre os amantes e os donos de gatos. De acordo com a prefeitura, o projeto tem intuito de preservar a existência de animais nativos. A ideia é castrar e cadastrar os felinos com microchip para monitorá-los. Além disso, os donos dos animais não vão poder ter novos gatinhos em suas casas. Gente, como assim?

Como alguém pode querer banir uma criatura dessas?

Aparentemente a proposta não é exclusividade de Omaui. Auckland, uma das principais cidades do país, já adotou planos de controle de gatos. Os animais capturados em reservas ambientais sem microchip, são sacrificados. A crueldade é justificada com o argumento de que eles poderiam se tornar predadores das espécies naturais do país.

As medidas vão contra a história do país. Os primeiros gatos chegaram na Nova Zelândia no século 19. Ao longo das décadas, a espécie aumentou e vem ameaçando a existência de alguns animais. Pesquisadores dizem que o pássaro Lyall foi extinto por conta da atividade predatória de gatos selvagens.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness