Debate

Cigarro ganha do plástico e é o maior responsável por poluição dos oceanos

por: Redação Hypeness

Além de ser extremamente tóxico ao corpo humano, o cigarro é uma ameaça real aos oceanos. De acordo com a Ocean Conservancy, que patrocina anualmente a limpeza de praias, em 32 anos foram colhidas mais de 60 milhões de bitucas nos mares.

O fato coloca o resto desprezado do cigarro como o responsável principal pela poluição dos oceanos, ultrapassando inclusive o plástico. As bitucas representam um terço das porcarias retiradas do fundo do mar.

Para piorar, resíduos de cigarro foram detectados em cerca de 70% e 30% das aves e tartarugas marinhas, respectivamente. O plástico também faz participação especial no cenário catastrófico, já que as guimbas possuem o produto nos filtros, que não são biodegradáveis.

As bitucas de cigarro estão poluindo os oceanos mundo afora

No mundo, são produzidos cerca de 5,5 trilhões de cigarros todos os anos e a grande maioria deles leva filtros de acetato de celulose, levando mais de 10 anos para se decompor totalmente. Somado ao descarte irregular, os oceanos se transformam no abrigo do poluente.

Os dados foram revelados por Thomas Novontny, fundador do Projeto de Poluição por Bitucas de Cigarro. Falando à NBC News, o professor da Universidade Federal de San Diego conta que os filtros são apenas uma instrumento de marketing adotado pelas empresas.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
#OndeDói: Mulheres usam hashtag para expor abusos médicos