Debate

Com 4 casos de suicídio em 2 meses, USP cria escritório de saúde mental

por: Redação Hypeness

A Universidade de São Paulo foi surpreendida com a notícia de quatro suicídios em apenas dois meses. Segundo publicou o jornal Folha de São Paulo, as mortes ocorridas entre os meses de maio e junho provocaram a criação de um Escritório de Saúde Mental para os estudantes.

A iniciativa, até aqui restrita somente aos campus da Faculdade de Medicina, Odontologia e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, deve afetar todas as unidades da USP, como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, vice-reitor do Instituto de Psicologia, garante acesso para todos os estudantes. O coordenador do programa de saúde mental explica que por meio da plataforma os jovens vão receber orientações e poderão participar de reuniões em um espaço ainda provisório na Superintendência de Assistência Social da USP.

Os registros de suicídio estão crescendo na USP

A ferramenta unificada de assistência psicológica da USP é uma medida inédita e que chega para dialogar com a pressão causada por processos depressivos e desorganizações provocadas por fatores como o grau de concorrência de uma das principais universidades da América Latina.

“É muito sério quando os alunos adoecem e têm que ir para casa porque, dentro da universidade, não existe espaço, apoio ou algo que os estimulem a ficar ali”, disse a aluna Luiza Burgareli.

O sistema de analistas da saúde mental vai ser composto por discentes de cursos diversos da USP e une esforços com uma disciplina criada justamente para a prevenção do comportamento suicida. Aliás, a matéria vai ser oferecida pela primeira vez aos alunos da graduação no próximo semestre e já conta com 120 inscritos. As aulas vão ser ministradas por Kelly Graziani Giacchero Vedana, docente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra todos os anos 11 mil casos de suicídio. Depressão e outros transtornos mentais estão diretamente ligados com este tipo de morte.

Publicidade

Foto: Reprodução/Marcos Santos/USP Imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lula e Bolsonaro bombam em eleições dominadas por militares, pastores e ‘Zé das couves’