Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dez anos após a descriminalização do aborto, Portugal registra tendência de queda no número de procedimentos realizados. Além disso, o país ibérico conseguiu zerar as taxas de mortalidade materna.
Para se ter ideia dos efeitos positivos, o aborto já ocupou o terceiro lugar entre as principais causas de morte entre as mulheres na década de 1970. Entre 2002 e 2007 – anos antes da legalização, foram ao menos 14 mortes. A partir de 2011, não houve mais nenhum óbito no país.
Além de jogar por terra argumentos sobre um possível estímulo, a legalização do aborto oferece para mulheres a segurança de passar por procedimentos em hospitais preparados. Durante o período de ilegalidade, o aborto era feito por meio de procedimentos irregulares, entre eles perfurações no útero.
Com legalização, Portugal registrou queda nas mortes
O governo português informa que, a partir de 2016, foram realizados 15.416 abortos a pedido da mulher. Ou seja, 14% menos do que em 2008. Outro ponto interessante é a quantidade de estrangeiras que desembarcaram em Portugal para abortar. No caso das brasileiras, cerca de 379 abortaram no país europeu em 2016.
No Brasil, o aborto é permitido apenas em casos de estupro ou quando o feto é anencéfalo. De acordo com o Código Penal, desde 1942 o aborto é considerado crime no país.
Recentemente, o STF abriu debate sobre uma possível descriminalização do aborto. De acordo com a proposta do PSOL, a mulher teria o direito de realizar o procedimento até a 12ª semana de gestação. Na Argentina, depois de muita pressão, a legalização foi vetada pelo Senado.
Publicidade
Boa parte do senso comum e das crenças populares a respeito do uso da maconha, seus efeitos e supostos males advém de...
Lindenberg Martins é motorista de aplicativo. Ele afirma ter sido a última pessoa a falar com três vítimas do...
Filmes não são reais, mas afetam pessoas reais. Essa é a premissa de uma tocante campanha criada por dois...
Uma trend começou no TikTok entre adolescentes: jovens estão "fumando" cotonetes. Se você jogar o termo no...
Investigações identificaram um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para resgatar Marco Willians Herba Camacho,...
Se muitos abrigos para animais começam que a ideia linda de salvar o máximos de bichinhos possível, esse projeto...
Xuxa não consome mais carne. A apresentadora revelou em seu Instagram que decidiu cortar alimentos de origem animal de...
Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul. Júlio César Melo Pinto foi...
"Vai, Malandra" foi o último single lançado por Anitta em 2017, dentro do projeto #CheckMate. Desde o início, pelas...