Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se você não pode ver uma livraria que já sente subir pelo corpo o impulso de comprar uma porção de livros, independentemente de se conseguirá de fato lê-los, saiba que existe uma palavra específica para tal hábito, diretamente do Japão: tsundoku. Juntando os termos tsumu (“empilhar”) e doku (“ler”) em tradução livre, o tsundoku nada mais é do que a tão comum prática de comprar livros e empilha-los sem chegar a ler – quem nunca o fez, que atire o primeiro livro.
E não se trata de um hábito moderno, ao qual podemos justificar com a velocidade ou a falta de tempo da atualidade: segundo reportagem da BBC, a palavra já é encontrada em textos e publicações japonesas há mais de um século. Tsundoku não se trata, no entanto, de termo ofensivo, e nem mesmo carrega um sentido crítico em sua aplicação: quem compra os livros, segundo a etmologia do termo, tem ao menos a intenção de lê-los – diferentemente da bibliomania, na qual a pessoa simplesmente tem o desejo de possuir os livros.
Em tempos de e-book, o tsundoku pode parecer ameaçado de extinção, mas se nem o vinil chegou a desaparecer (e suas vendas seguem crescendo em perfeita comunhão com o domínio dos serviços de streaming de música), o livro físico também seguirá seduzindo o público por muito tempo. Além de oferecer uma leitura mais tranquila, concentrada e menos sujeita a distrações que o livro eletrônico, o livro físico é ainda um belo objeto, que posto em uma estante parece oferecer mais vida a uma casa.
Claro que para que ele não se torne somente um pomposo objeto de decoração, é preciso superar o tsundoku e realmente coloca-lo em sua verdadeira função: de ser lido.
Publicidade
Em inúmeras situações, a arte surge como um grande agente transformador, catalisando energias em prol de boas...
Nesta semana tem feriado e por mais que a gente esteja de saco cheio, sabe quem não está? O corona. Então evite ir...
Os fãs resolveram vasculhar o passado de Sandy e Junior e encontraram uma foto reveladora de 19 anos atrás. O garoto...
Antes de brilharem nas grandes premiações como o Oscar e o Golden Globes, várias caras famosas que conhecemos de...
Bruce Lowell cria coisas sensacionais de Lego. Separei aqui algumas de suas criações inspiradas em comidas...
Ensaio sensacional utilizando jatos de tinta em mulheres, do fotógrafo Iain Crawford. Fonte
O designer francês Arthur King criou um projeto fotográfico mostrando diversos tipos de skates feitos com comida,...
O designer Bartek Elsner cria esculturas muito legais usando apenas papelão.
Há em comum o fato de estarmos todos em casa, e pouco mais: em cada bairro de cada cidade as impressões, os sons e as...