Sustentabilidade

Conheça a construtora que paga moradores para trocar carro por transporte público

por: Redação Hypeness

O quanto o carro ajuda na sua vida? Às vezes, parece que um veículo se torna tão necessário para algumas pessoas que elas sequer imaginam como seria a vida sem o automóvel.

Para incentivar os mais apegados a esse conforto, uma construtora americana decidiu pagar os moradores de um de seus empreendimentos que topassem trocar o carro pelo transporte público.

O Melo Group é a construtora de uma família argentina que decidiu encabeçar essa mudança. O projeto escolhido para testar a ideia foi o Square Station, um edifício residencial com duas torres de 34 andares localizado ao lado de uma estação de transporte público, em Miami, Estados Unidos.

Quem se muda para um os 710 apartamentos do prédio usufrui de um benefício ao deixar de lado a vida motorizada. São oferecidos US$ 100 por mês aos residentes que recusarem sua vaga na garagem.

Para os irmãos Carlos e Martin Melo, idealizadores da iniciativa, essa seria uma maneira de evitar que as pessoas deixassem de usar o carro para qualquer deslocamento e, com isso, utilizassem mais o transporte público. A inovação também tem motivação econômica: em Miami, a lei obriga construtoras a oferecer 1,5 vagas de estacionamento para cada unidade residencial.

A ideia vem encontrando resistência entre os moradores, segundo relataram à Fast Company. De acordo com os irmãos, mesmo aqueles residentes que não usam o carro para deslocamentos diários ainda insistem em mantê-lo por uma questão cultural – mas eles são confiantes de que, com o tempo, o incentivo financeiro pode ajudar a mudar essa realidade.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa