Debate

Crescimento da xenofobia é proporcional ao aumento no uso do Facebook, aponta estudo

23 • 08 • 2018 às 09:51
Atualizada em 23 • 08 • 2018 às 11:04
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um estudo da Universidade de Warwick, na Inglaterra, sugere que o crescimento do uso do Facebook é proporcional ao aumento nos ataques contra refugiados. A conclusão é que o uso da rede social mais famosa do mundo pode incentivar a violência e a xenofobia. Para tal conclusão, mais de 3 mil incidentes na Alemanha foram analisados, ao longo de um período de 2 anos.

Os casos mais graves são nas cidades em que o uso da rede aumentou acima da média nacional. Nesses locais, os ataque contra imigrantes também subiram, em até 50%, independentemente do tamanho da cidade, suas inclinações políticas ou a situação econômica do lugar. Os padrões também não se relacionam com o uso da internet em geral – o Facebook em especial é o único padrão com que o estudo pode relacionar o aumento da violência.

Outros casos já foram relacionados, como no aumento da violência em Myanmar, ou durante as eleições de 2016, nos EUA, quando agentes russos comprovadamente postaram dezenas de milhares de materiais provocativos e violentos a respeito das divisões do país.

A resposta para tal padrão, segundo o estudo, pode estar no algoritmo: como a natureza das postagens tende a ser filtrada para aquilo que o usuário acredita, isolando-o de outras formas de ver, pensar e postar, os posts violentos acabam parecendo mais naturais e aceitos do que de fato são. Mais uma péssima notícia para a reputação da rede de Mark Zuckerberg.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness