Debate

De volta aos palcos, Simaria faz alerta para doença silenciosa

por: Redação Hypeness

Após passar por problemas sérios de saúde provocados por uma tuberculose ganglionar, a cantora Simaria se prepara para retornar aos palcos.

Foram quatro meses de afastamento e agora, com liberação médica, a coleguinha vai se apresentar ao lado da irmã, Simone, no Espaço das Américas, em São Paulo. Em coletiva de imprensa, a cantora baiana revelou detalhes do tratamento.

Simaria contou que além da tuberculose, enfrentou dificuldades em outras partes do corpo, como problemas no joelho causados pelo uso excessivo de salto alto e a contração de uma bactéria, a H. pylori (que pode causar inclusive câncer no estômago).

“Tive que fazer fisioterapia e estou fazendo fortalecimento com academia”, disse.  

Simaria faz alerta para os sintomas da tuberculose

Quase 100%, a artista de 35 anos pede compreensão aos fãs. Simaria relata que precisou cuidar de problemas dentários durante o tratamento, o que retardou a recuperação completa.

“Meu médico já tinha notado que eu não estava bem por causa de uma lentes antigas que eu tinha feito com um profissional que não era bom. Quando fui procurar um profissional de verdade, meus dentes estavam todos acabados”, comentou.

Por enquanto, a coleguinha está com dentição provisória, mas “ele é tão perfeito que parece de verdade”, finaliza.

Com o bom humor de sempre, Simaria – ainda em processo final de tratamento, fez um alerta sobre os riscos da tuberculose. A artista destaca a característica silenciosa da doença e pede atenção aos sinais enviados pelo corpo. No auge do problema, ela chegou a pesar 42 kg e recuperou pouco mais de 2 kg até agora.

“Tuberculose ganglionar surgiu na guerra quando os soldados não se alimentavam bem e não tinham o descanso merecido acabavam contagiados por essa doença, porque a imunidade vai para o chão. Isso é muito sério. É uma doença que você pode ter e às vezes não sabe que tem. Se você tiver se sentindo muito cansado, sem força, sem energia pra nada, se tiver febre no final da tarde, se estiver se sentindo esgotados é porque talvez você esteja com essa doença”.

A perna final do tratamento requer uma alimentação regrada, de duas em duas horas. É importante manter o corpo hidratado. Aliás, o tratamento é parecido com a tuberculose comum e, de acordo com o Ministério da Saúde, o paciente precisa ingerir antibióticos durante pelo menos seis meses.

Publicidade

Foto: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Transar com uma mulher de cada país’: o machismo do jovem que se diz parça de Neymar