Debate

Descubra quanto seu nome está na moda (ou não) de acordo com o IBGE

por: Redação Hypeness

Enzos, Theos e Valentinas estão dominando as maternidades do Brasil. Assim com o protagonismo já esteve na mão de Flávias, Pedros e Carolinas, a alternância na popularidade de nomes diz muito sobre os hábitos dos brasileiros.

São 200 milhões de habitantes, com 130 nomes diferentes e para mapear o nível de criatividade das pessoas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou em seu site o projeto Nomes no Brasil. A ferramenta possibilita ao usuário ver a evolução de seu nome ao longo do tempo. Por meio dos resultados dá pra saber se escolha foi influenciada pela moda ou uma convicção de mães e pais.

No caso dos Cauãs, a popularidade se deve em grande medida ao surgimento do ator Cauã Raymond. O trabalho do carioca em novelas e filmes provocou um aumento expressivo do nome. Os Cauãs subiram de pouco mais de 2 mil nos anos 1990, para 83.253 na primeira década de 2000.

O crescimento do nome Cauã demonstra a influência da mídia

Quem não perde a majestade em um dos países mais católicos do mundo são José, com 5,7 milhões e Maria, com 11,7 milhões. Por outro lado, as Carolinas perderam fôlego depois de duas décadas de crescimento. No momento, são 191.221, especialmente no Rio de Janeiro.

É bom abrir os olhos, pois os três nomes citados no início da matéria estão a todo o vapor. Os Enzos já respondem por um batalhão de 47 mil pessoas, sobretudo em São Paulo. O mesmo vale para Valentina e Theo, em expansão desde 2010.

Ninguém segura os Enzos!

Além de José e Maria, os nomes mais populares do Brasil são Antonio, com 2.576.348 de pessoas; Francisco, com 1.772.197 de pessoas; Carlos, com 1.489.191 de pessoas; Paulo, 1.423.262 de pessoas; Pedro, com 1.219.605 de pessoas e Lucas, 1.127.310 de pessoas.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reproução/Facebook/foto 2: Reprodução/IBGE


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escola abandonada de SP é cenário para série sobre descaso no sistema público de ensino