Debate

Dieta com muita carne e pouco carboidrato reduz expectativa de vida, aponta estudo

por: Redação Hypeness

A revista The Lancet, uma das mais prestigiadas da medicina, publicou um estudo mostrando que dietas que privilegiam o consumo de carne em detrimento dos carboidratos reduzem a expectativa de vida.

Os resultados dos estudos colocam em xeque as chamadas dietas paleo, tendência principalmente na Europa e na América do Norte, o método propõe evitar os carboidratos em benefício das proteínas e gorduras animais.

De acordo com os pesquisadores, pessoas de meia-idade são as que correm mais riscos. Nesta faixa etária, é comum obter quase metade das calorias diárias por meio dos carboidratos, o que incentiva o aumento da longevidade.

A The Lancet classifica como pouco carboidrato quando a alimentação abrange menos de 40% do total de energia. Por outro lado, é preciso ter equilíbrio, já que uma dieta com mais de 70% de carboidratos, como arroz e massas, pode contribuir para a redução da expectativa de vida.

Dietas baseadas apenas em carne reduzem a longevidade, diz estudo

“As dietas com poucos carboidratos que os substituem por proteínas ou gorduras são cada vez mais populares como estratégia saudável ou de perda de peso”, aponta a  coordenadora do estudo, Sara Seidelmann, pesquisadora no Brigham and Women’s Hospital de Boston.

Foram analisados históricos médicos de 15.500 pessoas, entre 45 e 64 anos de idade. Homens e mulheres que tiram 50% de suas calorias de carboidratos, viveram quatro anos a mais. As pesquisas sobre saúde foram iniciadas no final da década de 1980. Especificamente ao longo de 1987 e 1989, em pontos distintos dos Estados Unidos.

Os praticantes das ‘dietas paleolíticas’ explicam que a mudança rápida, há 10.000 anos com o surgimento da agricultura, dos grãos, dos laticínios e dos legumes, não permitiu o desenvolvimento suficiente ao corpo humano para adaptar-se a estes alimentos ricos em carboidratos.

Como o nome já diz, a dieta paleolítica é inspirada nos modos adotados pelos ancestrais. Ela é composta por alimentos de caça, pesca e oriundos da plantação, além de privilegiar carnes, ovos e gorduras de óleo de coco e azeite.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto garante por lei presença de animais em condomínios; entenda