Não importa a orientação política de alguém para se ter certeza do mal que a disseminação, popularização e naturalização das notícias falsas, as chamadas fake news, especialmente em um período de eleição. Manipulação, corrupção, manutenção de poder e alienação da população é o mínimo que a influência de tais falsas notícias podem trazer – é para alertar de tais males que a distribuidora Elo Company, em parceria com o IT&E decidiu realizar o projeto “Sala da Democracia”, um documentário sobre o combate às fake news nas eleições de 2018.
Apartidário e objetivo, o documentário irá acompanhar de forma exclusiva um laboratório brasileiro desenvolvido para o combate da desinformação nas próximas eleições. A ideia é realizar o registro histórico do monitoramento de redes sociais, o rastreamento de notícias, a localização de robôs, em uma ação combinada com agências de fact checking pela conscientização do público. Mostrar a gravidade e o impacto das fake news e, com isso, oferecer uma análise mais apurada das notícias por um voto igualmente consciente é o que “Sala da Democracia” procurará realizar.
Para a realização de tal importante documento, uma campanha de financiamento coletivo foi iniciada, a fim de alcançar a meta de R$ 75 mil até o fim de agosto. Apesar de ser um valor alto, o iniciativo para a participação na campanha não depende somente da importância do próprio filme: para cada R$ 1 investido, a Elo irá investir mais R$ 2. Pensando nas benesses do incrível impacto que tal conscientização pode trazer para o Brasil em seu futuro, trata-se de uma pechincha – muito mais barata do que o sem-fim de problemas que as fake news nos trazem de modo geral.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.