Ciência

Embalagem de salgadinho é achada dentro de peixe jurássico que vive no fundo do oceano

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Não é por sua aparência somente que o celacanto é um peixe conhecido como “fóssil vivo”: estima-se que tal espécie exista no atual estado evolutivo há 400 milhões de anos. Mantendo há tanto tempo as mesmas características genéticas no fundo dos oceanos, onde o celacanto vive, é impossível mensurar a quantidade de adversidades que esse peixe enfrentou ao longo do tempo para sobreviver.

Pois o que a natureza consegue aprimorar e manter em milhões de anos, o ser humano consegue destruir em instantes: uma foto compartilhada pela ONG Blue Planet Society mostra um celacanto morto e, saindo de seu interior, um pacote plástico de um salgadinho.

A foto foi tirada por um pescador na Indonésia em 2016, mas somente veio a público agora. Apesar de viver nas profundezas – onde as alterações no habitat acontecem de forma radicalmente mais lenta do que em outras partes do oceano ou do planeta – até mesmo o celacanto parece enfim ameaçado pelo efeito da ação humana nos mares. Até então era justamente o estado inalterado do fundo dos oceanos, aliado a suas características genéticas, que faziam com que o celacanto venham sobrevivendo com tanta resiliência.

Tais características fizeram do celacanto um ponto fora da curva do processo evolutivo: as estimativas dos biólogos sugerem que tal espécie deveria ter sido extinta há 65 milhões de anos. Para se ter uma ideia da longevidade dessa espécie, acredita-se que o celacanto seja parente próximo do primeiro vertebrado a sair das água para a terra. Se o cenário atual já é apocalíptico no que diz respeito à poluição nos mares, o prognóstico é ainda mais terrível: pesquisas afirmam que até 2025 os oceanos estarão três vezes mais poluídos do que hoje. Pelo visto, nem mesmo o indestrutível celacanto será capaz de vencer a ignorância humana.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Encontraram evidências que os humanos fumam maconha há 2,5 mil anos