Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A menstruação é um processo plenamente natural do corpo humano. Então, por que ela ainda é vista como tabu e um impeditivo para as relações sexuais?
Certamente o desconhecimento, impulsionado por uma visão machista e paternalista da sociedade contribuem para isso. O surgimento de expressões pejorativas e quem nem precisam ser citadas aqui, explicam perfeitamente esta teoria.
Com intuito de quebrar mais este tabu, a edição britânica da Vice preparou um documentário com três casais fazendo sexo durante o período menstrual. O ensaio foi feito pela fotógrafa norte-americana Nolwen Cifuentes e os resultados são totalmente fora dos padrões.
Deem adeus para ideias quadradas de que casais são formados apenas por homens e mulheres ou que o fato de uma vangina sangrar possa causar estranhamento. Em Period Piece (Período em Pedaços, em tradução livre para o português) as pessoas estão simplesmente desfrutando de momentos de prazer e afeto.
Muitas pessoas se sentiram contempladas com o ensaio
“A sociedade tem medo de falar sobre menstruação. Imagine só manter relações sexuais neste período? É outro nível de tabu. Quando era jovem, tinha tanta vergonha de alguém saber que estava menstruada. Na hora de comprar absorvente, tinha que fingir estar procurando outra coisa”, explica a fotógrafa.
O ‘mito’ envolvendo a menstruação vai muito além das relações sexuais. Mesmo em seriados que, de certa forma, incentivam o protagonismo feminino, o período menstrual era deixado de lado. Você se lembra de ter ouvido as meninas de Sexy and the City falando sobre o tema?
O ciclo menstrual é um processo natural do corpo humano
Paira na cabeça de homens e algumas mulheres, um conceito de que a menstruação é ‘nojenta’ ou que imagens e vestígios de sangue possam ser inapropriados. Ora, mas isso não faz parte de uma característica do corpo humano?
Em texto publicado no Blogueiras Negras, a historiadora Mariana Ferraz Paulino analisa a contribuição negativa da publicidade para a construção da insegurança e de um mito em torno da menstruação.
“Luto genuinamente por um mundo onde os absorventes não sejam artigos ilícitos e por uma consciência coletiva de gênero que supere inteiramente as atrocidades publicadas nessas revistas tão hostis: porque ser mulher é uma experiência que vai muito além de tudo isso, e não é a mídia e nem são os pais, os patrões, os namorados e maridos, os orientadores de pesquisa ou o comercial machista de cerveja/detergente/absorvente que nos devem ditar o que fazer. Não mais. Nunca mais!”
Haters de lado, no fundo as pessoas estão ávidas por conhecimento. Sendo assim, trabalhos como o desta fotógrafa dos Estados Unidos exercem papel importante na correção de curso. Vamos?
Publicidade
Um homem sequestrou e obrigou uma mulhere a assistir 9 horas de uma série sobre racismo. O caso aconteceu na cidade de...
O ator Eduardo Galvão, que estava internado havia mais de uma semana no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, zona...
O que é gaslighting? O termo entrou na moda nas últimas décadas e, nesta semana, foi anunciado pelo dicionário...
"Ai, ai…/ Esse homem macho, machucado/ Esse homem violento, homem violado/ Homem sem amor, homem mal amado/...
Jair Bolsonaro protagonizou uma piada preconceituosa com um rapaz oriental. O presidente, que seguia para os Estados...
Durante encontro da Associação Comercial de São Paulo, o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo,...
Desde o fim de semana a internet tem se debruçado sobre o vídeo do ratinho tomando banho. A gravação despertou...
A imagem de Luisa Mell nos stories de seu Instagram chocou seus seguidores. Com aparência abatida e muitos quilos a...
Pela primeira vez após ser demitido da Rede Globo por afirmação racista, William Waack conversou com um veículo de...