Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A menstruação é um processo plenamente natural do corpo humano. Então, por que ela ainda é vista como tabu e um impeditivo para as relações sexuais?
Certamente o desconhecimento, impulsionado por uma visão machista e paternalista da sociedade contribuem para isso. O surgimento de expressões pejorativas e quem nem precisam ser citadas aqui, explicam perfeitamente esta teoria.
Com intuito de quebrar mais este tabu, a edição britânica da Vice preparou um documentário com três casais fazendo sexo durante o período menstrual. O ensaio foi feito pela fotógrafa norte-americana Nolwen Cifuentes e os resultados são totalmente fora dos padrões.
Deem adeus para ideias quadradas de que casais são formados apenas por homens e mulheres ou que o fato de uma vangina sangrar possa causar estranhamento. Em Period Piece (Período em Pedaços, em tradução livre para o português) as pessoas estão simplesmente desfrutando de momentos de prazer e afeto.
Muitas pessoas se sentiram contempladas com o ensaio
“A sociedade tem medo de falar sobre menstruação. Imagine só manter relações sexuais neste período? É outro nível de tabu. Quando era jovem, tinha tanta vergonha de alguém saber que estava menstruada. Na hora de comprar absorvente, tinha que fingir estar procurando outra coisa”, explica a fotógrafa.
O ‘mito’ envolvendo a menstruação vai muito além das relações sexuais. Mesmo em seriados que, de certa forma, incentivam o protagonismo feminino, o período menstrual era deixado de lado. Você se lembra de ter ouvido as meninas de Sexy and the City falando sobre o tema?
O ciclo menstrual é um processo natural do corpo humano
Paira na cabeça de homens e algumas mulheres, um conceito de que a menstruação é ‘nojenta’ ou que imagens e vestígios de sangue possam ser inapropriados. Ora, mas isso não faz parte de uma característica do corpo humano?
Em texto publicado no Blogueiras Negras, a historiadora Mariana Ferraz Paulino analisa a contribuição negativa da publicidade para a construção da insegurança e de um mito em torno da menstruação.
“Luto genuinamente por um mundo onde os absorventes não sejam artigos ilícitos e por uma consciência coletiva de gênero que supere inteiramente as atrocidades publicadas nessas revistas tão hostis: porque ser mulher é uma experiência que vai muito além de tudo isso, e não é a mídia e nem são os pais, os patrões, os namorados e maridos, os orientadores de pesquisa ou o comercial machista de cerveja/detergente/absorvente que nos devem ditar o que fazer. Não mais. Nunca mais!”
Haters de lado, no fundo as pessoas estão ávidas por conhecimento. Sendo assim, trabalhos como o desta fotógrafa dos Estados Unidos exercem papel importante na correção de curso. Vamos?
Publicidade
As pessoas vivem pedindo coerência dos artistas. Parece que a atitude de Pablo Vittar de romper com uma marca que...
Após denúncia dos enteados, um ex-funcionário também se manifestou dizendo que Cid Moreira foi alvo de maus-tratos...
Algumas autoridades públicas do Brasil e empresários milionários andaram dizendo que a Covid-19, causada pelo novo...
Se a maioria das páginas da história da humanidade vem ensopada de sangue, poucos capítulos se comparam ao horror...
Duas residências do cantor Nego do Borel foram alvos de busca e apreensão após mandados emitidos às polícias de...
Na última terça-feira (29) foi lançado o livro “Caso Carrefour: Segurança Privada e Racismo – Lições e...
Repercutindo um caso que chocou o Brasil na última semana, o casal de engenheiros Leonardo Santos Neves de Barros, de...
Quem olha para a pacata cidade de Anstruther, na costa leste da Escócia, não imagina que, no século 18, ela foi...
Um militar brasileiro de 38 anos foi preso com 39 kg de cocaína na Espanha. A detenção aconteceu durante escala do...