Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dos mais cruéis paradoxos do capitalismo é o imenso desperdício de alimentos em um mundo faminto. E o caso do continente africano, pelos mais terríveis motivos, é exemplar: enquanto 236 milhões de pessoas passam fome na África, segundo dados da ONU, cerca de 30% da comida produzida no mundo anualmente vai para o lixo – só em Uganda, 50% das frutas e legumes acabam desperdiçadas e, em todo o continente, a comida desperdiçada anualmente poderia alimentar praticamente todos os que passam fome por lá. É por isso que o jovem Lawrence Okettayot está viajando por Uganda: para mostrar sua invenção que pode ajudar a combater essa assombrosa realidade.
Lawrence Okettayot, ao centro, ao lado de seu sócio, Morris Opiyo
Estudante de engenharia de 23 anos, Lawrence partiu de um problema enfrentado na fazenda de sua família para tentar ajudar quem passa fome em seu continente: o desperdício de alimento. No lugar de congelar a comida – que exige custos com uma eletricidade que boa parte da população não tem acesso regular – sua solução foi desidratar o alimento.
Assim nasceu o Sparky Dryer, uma espécie de forno de baixa tecnologia, utilizando material orgânico para produzir energia, que mais parece uma geladeira velha – mas que pode ser uma arma importante contra a fome e o desperdício, aumentando a vida útil de um alimento de poucos dias para alguns meses de duração. Segundo Lawrence, o Sparky Dryer pode desidratar até 10kg de manga, por exemplo, em duas horas, utilizando somente 2kg de biodiesel com nenhuma emissão de gases poluentes.
Fazendeiros já vêm realizando pedidos pelo Sparky Dryer, que custa cerca de 80 dólares, podendo desidratar todo tipo de legumes e vegetais. Trata-se de uma solução simples e eficaz para ajudar em um dos mais urgentes problemas do mundo, enquanto a solução maior não vem: esquecer um pouco o lucro e transformar o desperdício em vidas salvas.
Publicidade
Os jornalistas que trabalham na Casa Branca já estão acostumados com a cortesia. Pela terceira vez, Tom Hanks enviou...
Quem ainda duvida da capacidade dos animais de retribuir afeto em gratidão, de forma quase idêntica a como fazem os...
O futebol é um evento popular e, por consequência, seria difícil dissociar de movimentações políticas. E se...
A nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi finalmente anunciada pelo COI: as Olimpíadas que aconteceriam entre os...
Uma das maiores ironias do mundo é saber que, ao mesmo tempo que nós desperdiçamos cerca de um terço de todo...
Localizado em Londres, o Pets Yoga oferece práticas na companhia de filhotes de animais. Cães, gatos e até coelhos...
Uma garotinha de cinco anos, Indie-Rose recusou seu jantar porque não queria comer animais. A dublinense contou ao seu...
A história do jovem Jonathan Felipe da Silva Santos, de 18 anos, é a perfeita ilustração não só de como a...
Se você achava que o polvo Hank, personagem da animação Procurando Dory, era um mestre das fugas por acaso, é bom...