Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para além de qualquer estudo, quem tem um animal de estimação sabe do bem que os bichos podem fazer para nós, especialmente diante de nossos momentos de ansiedade, tristeza ou mesmo depressão. Não é por acaso que animais são utilizados com frequência para ajudar quadros de estresse pós-traumático ou para auxiliar em tratamentos diversos. Uma pesquisa recente, no entanto, sugere que os benefícios da companhia de um animal de estimação podem ser ainda mais profundos.
O estudo foi realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, na cidade do Porto, em Portugal, e publicado na revista científica Journal of Psychiatric Research, e contou com 80 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo grave – metade mantendo contato com animais durante o tratamento, enquanto a outra metade seguiu sem adotar nenhum animal. Enquanto a metade que se relacionou com pets mostrou em sua totalidade melhoras significativas em seu quadro, a outra metade não revelou melhora alguma.
Dentre os que se trataram com animais, um terço já não demonstrava sintomas que pudessem ser enquadrados no diagnóstico da doença após 12 semanas. “Uma das razões que podem os explicar os resultados é que os animais de estimação se forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia. A Anedonia é a incapacidade de experimentar prazer encontrado em atividades normalmente agradáveis, como exercícios físicos, hobbies e interações sociais.”, afirmou um dos responsáveis pelo estudo.
Os cães em especial podem trazer melhorias aos pacientes, por forçarem naturalmente o exercício físico e a saída de casa pela necessidade dos passeios. É claro que os benefícios efetivamente aparecem em pessoas que apreciam animais, e possuem dinheiro e tempo para cuidar de um. Seja como for, o estudo sugere que, mais do que os melhores amigos do ser humano, os animais também podem ser um excelente remédio.
Publicidade
Nada é tão eficaz em melhorar a vida de quem mais precisa do que o estudo, a pesquisa e a ciência. Mais uma prova...
A atriz Laura Neiva revelou, durante sua gravidez, que tem epilepsia e que faz tratamento com canabidiol, um...
O cérebro de pessoas idosas pode sim funcionar melhor do que o de jovens em certos aspectos. É o que indica uma...
Dentre as muitas perguntas profundas e essenciais já levantadas pela humanidade ao longo dos séculos, algumas se...
Encontrar um dente de tubarão pode ser bastante comum, já que os enormes peixes podem perder um conjunto de dentes a...
Inaugurado em 1914 como uma das maiores obras de engenharia em todo o mundo, o Canal do Panamá é um canal artificial...
O consumo excessivo de açúcar causa problemas de saúde. Até aí, não há novidade alguma, certo? Mas a notícia...
Para quem sofre de insônia ou de outras dificuldades do sono, dormir é uma tarefa inglória, e toda ajuda é bem...
Uma pesquisa recente realizada pela Universidade da Califórnia aponta que uma noite mal dormida pode aumentar os...