Inovação

Faber Castell cria linha de lápis com 6 tons de peles diferentes

por: Vitor Paiva

Se um problema tão profundo e enraizado em nossos costumes como o preconceito racial aparece nos menores detalhes e nos lugares mais inusitados, ele pode também ser combatido nessas camadas inusitadas e específicas. Um dos símbolos de como indiretamente o preconceito era embutido nas crianças era o fato das caixas com lápis de cores sempre sugerirem um tom rosa claro como tonalidade para a cor de pele em um desenho – outras tantas cores eram simplesmente esquecidas. Pois é isso que a Faber Castell decidiu por corrigir em sua nova linha.

A diversidade e a representatividade são palavras de ordem para a linha de lápis Caras & Cores, que além das 12 ou 24 cores tradicionais, traz também 6 cores de peles diferentes em 3 lápis extras. A formulação exclusiva dos lápis permite que suas cores sejam misturadas para, assim, criar ainda mais tonalidades possíveis. A ideia é que o tema da diversidade esteja com mais naturalidade presente não só nas salas de aula como na vida das crianças desde cedo.

O desenvolvimento da Caras & Cores se deu originalmente por uma demanda de público, através de pais e professores que queriam trabalhar a pauta da diversidade racial na educação das crianças. Para alcançar um melhor resultado, a Faber Castell desenvolveu uma parceria com o coletivo de artistas negros MOOC. Dar ouvidos e principalmente cores à representatividade é ampliar as possibilidades simbólicas de todas as crianças – se o preconceito estava na ponta do lápis, a mudança, afinal, também pode estar.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Máquina de café inteligente permite customizar cápsulas convencionais como numa cafeteria