Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A apresentadora Fátima Bernardes chutou para longe conceitos machistas durante o programa Encontro. O assunto era economia familiar e, enquanto respondia dúvidas da platéia, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi acabou escorregando e expondo como o machismo impera, mesmo de forma velada, na cabeça de muitos homens.
Falando sobre a ideia de que o homem é visto como o ‘provedor’ de sustento aos lares brasileiros, Gustavo foi pelo caminho de manutenção das desigualdades.
“Se existe um risco de o orçamento sair do controle no fim do mês, a mulher descobre antes. Não quando o homem descobrir no fim do mês que está no vermelho”.
Fátima mandou o machismo pra longe
Para boa parte dos telespectadores, incluindo Fátima Bernardes, a visão do consultor financeiro de que a mulher deve exercer o papel de babá dos homens é mais do que ultrapassada, flerta diretamente com o machismo.
“No Brasil, o maior número de chefes de família já é de mulheres. Eu acho muito importante mudar aquele estigma de que o homem paga as contas e a mulher é presenteada com uma mesada. Isso diminui muito o papel da mulher. Muito pelo contrário. Eu acredito que cabe à mulher organizar o dinheiro da família. Até por uma razão machista da sociedade. Numa farmácia, quem tá comprando o remédio para a família é a mulher”, concluiu Gustavo.
Sem perder a classe, a ex-apresentadora do Jornal Nacional questionou a visão de Gustavo. Fátima pontuou a importância de se atingir um nível de igualdade entre ambos os sexos.
“Esse, na verdade, é mais um caminho que a gente tem que percorrer para a igualdade. No fundo, essa história da mulher fazer a compra pro marido, comprar material escolar… Tudo isso acaba sobrecarregando. O estresse de ver que o dinheiro não vai dar sobrecarrega muito a mulher. Talvez a conversa seja boa para que a gente consiga dividir também isso, não só financeiramente, mas também em termos de responsabilidade”, finalizou.
A fala da jornalista ecoou nas redes sociais e foi bastante elogiada.
Nos últimos anos no Brasil, o número de mulheres chefes de família mais que dobrou. De acordo com estudos coordenados pela Escola Nacional de Seguros, a quantidade de lares em que as mulheres são as principais provedoras, aumentou de 14,1 milhões, em 2011, para 28.9 milhões, em 2015. Totalizando um avanço de 105%.
Publicidade
Ontem, um avião com três pessoas caiu em alto mar entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP). A mãe do copiloto da aeronave...
Pela oitava vez desde sua criação em 1901, o Prêmio Nobel de Literatura não será entregue. Mas, neste ano a...
Contrariando um movimento global de defesa e respeito aos animais, pesquisadores chineses usaram porcos vivos como...
Após publicar um vídeo na internet, Henrique Harrison, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), teve sua...
Enquanto o país assistia atônito ao massacre que matou 10 pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), o...
Sumida dos tabloides e das redes sociais há cinco meses, a cantora Adele publicou uma foto para celebrar uma ocasião...
Na semana passada, uma jiboia foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) de João Pessoa, na Paraíba,...
Após a chacina do Jacarezinho, a operação policial em que 27 pessoas foram assassinadas pelas autoridades do Rio de...
Depois de uma série de manifestações em defesa de Joe Exotic, criminoso dos EUA conhecido por aprisionar tigres em...