Debate

Funcionários do SAMU são demitidos depois de transportarem cachorro em ambulância

por: Redação Hypeness

Enquanto voltavam para a base depois de encerrar uma operação de socorro, um grupo de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Taubaté, em São Paulo, foi surpreendido por um motorista de um caminhão buscando ajuda para um cachorro desamparado no meio da rua.

O trio não pensou duas vezes e resolveu socorrer o animal. Contudo a escolha acabou resultando na demissão por justa causa dos três. De acordo com o Samu, a atitude foi tomada com base em uma portaria do Ministério da Saúde, que determina regras para garantir as condições de higiene do veículo.

Em entrevista ao portal G1, um funcionário que preferiu não ser identificado, disse que segundo o motorista, “o animal estava na pista e eles tinham parado com medo de um acidente, mas não conseguiam tirá-lo da vida”.

O cachorro está bem e já foi entregue ao dono

O socorrista explica que a decisão de colocar o cachorro na ambulância foi tomada para evitar que Unidade de Suporte Avançado (USA), uma das mais equipadas da cidade do interior paulista, ficasse muito tempo fora da base.

O trajeto durou 15 minutos e depois de entregar o cão ao dono, os funcionários foram informados que seriam desligados imediatamente por colocarem o bicho na área onde os pacientes são socorridos. A notícia foi confirmada pela Prefeitura de Taubaté, que também citou a portaria do Ministério da Saúde.

Descontentes, os socorristas classificaram a medida como injusta e citam que além de não terem prejudicado o funcionamento do serviço, não usaram dinheiro público.

“Ele foi na cabine com a gente. Não usamos equipamentos para atender o animal, não teve gasto de dinheiro público. Não desviamos a rota e voltamos sem prejudicar qualquer possível chamado. Estávamos tentando ajudar”, finalizaram.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fundadora do Nubank diz que é difícil contratar negro e que não quer ‘nivelar por baixo’