Ciência

Ilusão de ótica criada por psicólogo japonês já foi retweetada mais de 20 mil vezes

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O psicólogo japonês Akiyoshi Kitaoka estuda a maneira como a mente formula imagens e é aficionado por ilusões de ótica. Seu trabalho envolve criar obras capazes de confundir o cérebro de qualquer um, e a obra mais recente tem feito sucesso Twitter afora.

Publicado no dia 11 de agosto, o vídeo já foi retweetado mais de 20 mil vezes e passa das 50 mil curtidas. Pode parecer manipulação digital ou que Kitaoka está mexendo em um tablet, mas, acredite, é apenas papel, e os tons de fundo fazem com que o quadradinho pareça mudar de cor.

Há até um momento em que o quadradinho parece sumir. Chamado de “percepção de luminosidade”, o truque tem uma explicação complexa, mas que pode ser simplificada dessa forma: quando o fundo é mais escuro, os objetos à frente parecem mais claros e vice-versa.

Como alguns usuários do Twitter duvidaram da veracidade do experimento, Kitaoka disponibilizou uma versão em alta definição dos gradientes de cor que ele utilizou, para que qualquer um possa imprimir e fazer o teste em casa. É possível acessar o material aqui.

Acredite: todos os quadrados têm a mesma cor

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas brasileiros descobrem efeito analgésico em abacaxi