Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O tempo em que filmes e séries reforçavam estereótipos preconceituosos impunemente ficou para trás – e no passado precisam ficar. É fácil de perceber que certos limites não podem mais ser cruzados, no que diz respeito ao machismo, racismo, homofobia, gordofobia e outros preconceitos, sem que ao menos uma intensa reação de repúdio venha como resposta popular. Algumas séries, no entanto, parecem resistir a esses novos e transformadores ventos. É o caso de Insatiable, série que ainda acabou de estrear no Netflix e já possui a pior avaliação da história da plataforma.
Para compreender esta intensa rejeição popular, basta tomar conhecimento da premissa da série: Patty, uma garota gorda, vítima de intenso bullying em sua escola por conta de seu peso e aparência, leva um soco no rosto e quebra sua mandíbula. A fratura faz com que ela tenha de seguir uma rígida dieta a base de líquidos por três meses, e quando a personagem retorna à escola, está magra, bela e em busca de vingança contra os que lhe maltrataram.
Retratando superficial e debochadamente difíceis experiências vividas por tantas pessoas, e reforçando bases evidentes de gordofobia e de objetificação da mulher, o lançamento da série recebeu somente 6% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes e, segundo o Metric, conquistou apenas 24 de 100 em sua avaliação.
Desconectada dos anseios, dores e da realidade com que adolescentes vivem tais dilemas, a série se tornou – depois de 13 reasons why, outra série da plataforma, acusada de suavizar a questão do suicídio entre adolescentes – o segundo grande fracasso de crítica e, até aqui, público, entre os tantos sucessos já lançados, da Netflix.
Não é possível hoje abandonar o debate ao redor do politicamente correto ou da responsabilidade por trás de tais criações. O que parece se confirmar, no entanto, é que reforçar estereótipos, padrões irreais e cruéis e rir deliberadamente da dor de tantos são recursos narrativos pobres, óbvios e velhos, que apontam para um diagnóstico efetivo: uma série preconceituosa é também uma série ruim.
Publicidade
A 7ª Vara da Família do Paraná decretou a prisão do ex-jogador de vôlei Giba por não pagamento de pensão...
Neste Dia Internacional de Combate à Homofobia a Rádio Jovem Pan, em parceria com a Lew'Lara\TBWA, criou a campanha...
Filha do apresentador Silvio Santos, a diretora de TV Silvia Abravanel anunciou por meio das redes sociais que testou...
A Polícia Civil concluiu a investigação que procurava entender o que havia ocorrido com os três meninos negros...
O último dia 6 de janeiro, é certamente, um marco na história recente dos Estados Unidos. Militantes de...
Em entrevista à colunista Ju Ferraz no Instagram da Revista Vogue, Cléo Pires citou Rihanna ao falar sobre a pressão...
A cidade de Samambaia fica há cerca de 20 quilômetros da capital federal e está prestes a receber o Instituto do...
A catalã Sonia Sae mantém um canal no Youtube e uma página no Facebook em que trata do veganismo. Seu nome ganhou...
Após confirmação da Secretaria de Saúde do Rio, a morte do funkeiro Kevin Nascimento Bueno, o MC Kevin, está sendo...