Ciência

Inverno ou verão? Qual a época mais segura para viagens de avião

por: Redação Hypeness

O transporte aéreo é cercado de mistérios e dúvidas. Pelo menos por parte dos passageiros. Em função do desconhecimento sobre o funcionamento destas máquinas complexas, muitas pessoas entram nos aviões com medo.

Mãos suando, pernas tremendo e músculos tão enrijecidos, que chega até a doer. Tudo isso faz parte da rotina de quem convive com o receio de voar.  Para mudar este sistema e acabar de vez com a fobia, nada melhor do que conhecer detalhes sobre o mundo da aviação, certo? Vamos lá.

As condições climáticas são indispensáveis para o sucesso do voo. Sabe aquela turbulência chata, que insiste em balançar a aeronave? Elas são menos prováveis em dias de frio e com temperaturas baixas. Isso pois a atmosfera tende a ser mais calma, gerando alterações menores, sobretudo na hora do pouso e decolagem.

É necessária uma combinação de fatores para um avião levantar voo

No caso de dias mais quentes, em algumas situações, o avião precisa decolar com menos peso. Por conta da baixa densidade do ar, a aeronave deve estar mais leve para atingir a chamada velocidade segura para a decolagem.

Para voar, um avião recebe correntes de ar em velocidade. Por passarem por suas asas, os motores necessitam de uma condição de ar favorável, pois elas influenciam diretamente na geração de potência.

De acordo com matéria publicada no UOL, ar seco, baixa temperatura, baixa altitude e alta pressão são ideais para uma operação bem-sucedida. Assim, o avião consegue percorrer uma extensão maior da pista.

A tão falada velocidade é a V1, limite para que a aeronave possa abortar o processo de subida e frear com segurança em caso de algum imprevisto. Agora, isso só é possível levando em consideração o peso, as condições do ar, altitude do aeroporto, temperatura, pressão e umidade.

Você já deve ter notado que ao alcançar a altitude de 10 quilômetros do solo, o chamado voo de cruzeiro, as rotas são mais tranquilas e sem muitos solavancos. São justamente as influências das condições atmosféricas provocadas pelo ar rarefeito, temperaturas baixas e condições do ar. As aeronaves foram pensadas para atuar em cenários com esta composição.

Com tais informações em mãos, dá pra ter mais tranquilidade na hora de entrar na sala de embarque, não é?

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens mostram regressão de câncer terminal após terapia pioneira no Brasil