Debate

Japão quer criar folga mensal para as manhãs de segundas-feiras

por: Redação Hypeness

A segunda-feira nunca é fácil de ser encarada. Com boas doses de café, ela até pega no tranco. Porém, o fato de ser o primeiro dia útil após o final de semana, a transformou em persona non grata. Para alguns, não é?

Parece que os japoneses estão com ouvidos atentos aos sentimentos das pessoas e por isso, resolveram criar a Segunda Brilhante. A ideia é diminuir o nível de estresse dos trabalhadores, além de melhorar a economia do país.

O anúncio, que pode contribuir para limpar a barra do domingo, foi feito pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, que revelou a existência de um projeto em curso para, uma vez por mês, garantir folgas aos seus funcionários. A ideia é que as pessoas não precisem ir ao trabalho nas manhãs de segunda.

A ideia chega como um alento, pois em fevereiro, os trabalhadores japoneses viveram a expectativa de sair mais cedo na última sexta-feira do mês. Não foi possível, pois as empresas alegaram o excesso de tarefas.

Os japoneses querem encarar a segunda-feira de outra forma

Aliás, o trabalho é um dos assuntos mais sensíveis entre os japoneses. O país asiático é dono de uma das jornadas mais exigentes do mundo. O caso do suicídio envolvendo um empregado que trabalhava 100 horas por semana abriu espaço para uma reflexão sobre a dedicação ao labor e seus efeitos. As pessoas criaram até um apelido, o karoshi, para os que morrem de tanto trabalhar.

Para deixar os cidadãos animados, o ministério já testou o método entre parte de seus funcionários, que começaram o expediente depois do almoço.

Medidas alternativas para atenuar as exigências da vida profissional são comuns também na Espanha, que pratica há séculos a siesta. De acordo com a Fundação BBVA, os espanhóis trabalham entre 9h e 14h, fazendo uma pausa de duas horas, que pode incluir a famosa siesta.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Capa apenas com empreendedores brancos mostra que jornalismo não encara o racismo