Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Redação Hypeness
A segunda-feira nunca é fácil de ser encarada. Com boas doses de café, ela até pega no tranco. Porém, o fato de ser o primeiro dia útil após o final de semana, a transformou em persona non grata. Para alguns, não é?
Parece que os japoneses estão com ouvidos atentos aos sentimentos das pessoas e por isso, resolveram criar a Segunda Brilhante. A ideia é diminuir o nível de estresse dos trabalhadores, além de melhorar a economia do país.
O anúncio, que pode contribuir para limpar a barra do domingo, foi feito pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, que revelou a existência de um projeto em curso para, uma vez por mês, garantir folgas aos seus funcionários. A ideia é que as pessoas não precisem ir ao trabalho nas manhãs de segunda.
A ideia chega como um alento, pois em fevereiro, os trabalhadores japoneses viveram a expectativa de sair mais cedo na última sexta-feira do mês. Não foi possível, pois as empresas alegaram o excesso de tarefas.
Os japoneses querem encarar a segunda-feira de outra forma
Aliás, o trabalho é um dos assuntos mais sensíveis entre os japoneses. O país asiático é dono de uma das jornadas mais exigentes do mundo. O caso do suicídio envolvendo um empregado que trabalhava 100 horas por semana abriu espaço para uma reflexão sobre a dedicação ao labor e seus efeitos. As pessoas criaram até um apelido, o karoshi, para os que morrem de tanto trabalhar.
Para deixar os cidadãos animados, o ministério já testou o método entre parte de seus funcionários, que começaram o expediente depois do almoço.
Medidas alternativas para atenuar as exigências da vida profissional são comuns também na Espanha, que pratica há séculos a siesta. De acordo com a Fundação BBVA, os espanhóis trabalham entre 9h e 14h, fazendo uma pausa de duas horas, que pode incluir a famosa siesta.
Publicidade
Na última terça-feira, a repórter Bruna Dealtry participava de mais uma cobertura do futebol brasileiro. O jogo da...
Há algum tempo, a chegada de uma “Escola de Princesas” a São Paulo abriu debate acalorado sobre como as mulheres...
Uma festa de debutante de 15 anos chocou as redes sociais. Realizada em Belém, no Pará, o evento tinha como tema...
Em uma entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel, a artista performática Marina Abramovic afirmou que fez três...
O preconceito racial é um problema urgente e global e, ainda que tenha contra as populações negras sua maior...
Nos últimos dias, um texto sobre a amamentação viralizou na internet. Nele, a blogueira Tais Vinha compartilha uma...
As mulheres brasileiras estão acostumadas a uma triste realidade que não deveria jamais fazer parte de seu dia a dia:...
Tem coisa mais irritante do que ir a uma festa e perceber que os valores das entradas para homens e mulheres são...
Em uma realidade com tantas diferentes orientações políticas, grupos, conceitos, rótulos, tantas opiniões e tão...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.