Lennon ou McCartney? Cientistas criam fórmula para descobrir quem compôs clássico In My Life, dos Beatles
Arte

Lennon ou McCartney? Cientistas criam fórmula para descobrir quem compôs clássico dos Beatles

por: Joao Rabay

Composição: Lennon/McCartney. Mais de 200 músicas gravadas pelos Beatles foram registradas assim, graças a um acordo firmado entre o guitarrista e o baixista pouco depois de eles se conhecerem.

Apesar de a maioria das canções realmente ter sido composta em conjunto pela dupla, muitas delas foram criadas por apenas um dos músicos. Em outras, a composição até foi feita a quatro mãos, mas com um ou o outro participando mais ativamente.

Após o fim da banda, isso acabou gerando algumas confusões entre John e Paul, que diziam em entrevistas ser os responsáveis únicos pelas mesmas músicas – caso de Help, em que Lennon chegou a negar ter recebido a ajuda de McCartney, enquanto John garantiu ter composto 70% da letra de Eleanor Rigby, algo que Paul nunca reconheceu.

Talvez a maior “polêmica” seja em relação a In My Life: apesar de a letra ser de John, Paul afirma ter composto toda a melodia, enquanto o companheiro dizia que ele só tinha ajudado em uma pequena parte. Mais de 50 anos depois do lançamento da música, uma fórmula pode ajudar a resolver a disputa.

Jason Brown, matemático e professor da Universidade Dalhousie, do Canadá, e Mark Glickman, estatístico e professor de Harvard, são fãs dos Beatles e decidiram unir forças para tentar esclarecer a questão. Então, criaram um sistema abastecido por composições de Lennon e McCartney para encontrar padrões e indicar o compositor de In My Life.

Eles analisaram 140 subcategorias, baseando-se em cinco critérios principais: as notas utilizadas, as sequências de duas notas, os acordes, as sequências de dois acordes e os contornos melódicos (a ‘subida’ e ‘descida’ das notas).

De acordo com Brown, o modelo tem 80% de confiabilidade e mostrou um resultado capaz de deixar poucas dúvidas: a probabilidade de que Paul McCartney tenha mesmo sido o principal responsável pela composição da melodia é de apenas 0,018%. Ou seja, além da letra, a melodia de In My Life também foi criada por John Lennon.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista ilustra pessoas sendo sugadas para smartphones por monstros digitais