Debate

Ligação para centro de prevenção ao suicídio será gratuita em todo o Brasil

por: Redação Hypeness

Fundado há mais de 40 anos em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil, sem fins lucrativos, que presta serviço importante contra o suicídio.

Reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, a CVV conta com postos em todo o Brasil e funciona como um sistema de orientação psicológica por telefone. A partir de agora, as ligações feitas para o número 188 serão gratuitas em todo o território nacional.

A gratuidade chega em boa hora e vai ajudar a democratizar o acesso ao trabalho realizado pelo CVV. Não, ele não substitui o acompanhamento realizado por profissionais de saúde. Na verdade, o Centro de Valorização da Vida é um complemento para brecar este problema, responsável por tirar a vida de 11 mil pessoas anualmente no Brasil.

Agora, ligar para o CVV é grátis em todo o Brasil

O Ministério da Saúde aponta que entre 2011 e 2016, mais de 60 mil pessoas se mataram no país, sendo que 79% são homens. Em entrevista ao jornal A Tarde, Joseana Rocha, diz que o CVV se escora na solidariedade.

“O CVV não substitui o acompanhamento com um profissional de saúde. O que oferecemos é um apoio. Às vezes, a pessoa não tem ninguém para compartilhar o que está vivenciando e liga para o centro”, salienta a porta-voz do CVV na Bahia.

Aliás, Bahia, Pará, Maranhão e Paraná eram os únicos estados brasileiros onde a gratuidade não existia. Os atendimentos são realizados por voluntários capacitados por mais de 12 reuniões. Além do telefone, é possível receber acompanhamento por carta, chat e e-mail.

O suicídio é visto como reflexo das exigências da vida moderna. Por isso, o próprio CVV implementou em 2015 o Setembro Amarelo, que une o Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria para entender e evitar o avanço do problema.

Os fatores de risco mais comuns são transtornos mentais, entre eles a depressão e o alcoolismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende reduzir em 10% a taxa de suicídio até 2020.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Herdeira da Disney diz que ‘tinha vergonha do sobrenome’ ao falar de doação milionária