Debate

Limpar a casa faz tão mal para mulheres quanto fumar 20 cigarros por dia, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Limpar a casa é daquelas tarefas que acabam com a energia de qualquer pessoa. No caso das mulheres, vítimas de uma construção social que privilegia os homens, os efeitos são ainda mais nocivos.

Você sabia que cumprir os afazeres domésticos pode ser mais prejudicial do que fumar 20 cigarros por dia? Parece absurdo, mas é a constatação feita por uma pesquisa realizada pela Universidade de Bergen, na Noruega e publicado pela Sociedade Toraxica Americana.

Os resultados foram baseados em experiências com mais de 6 mil pessoas, com média de idade de 34 anos. Para ter certeza dos malefícios, as mesmas entrevistadas foram ouvidas 20 anos depois.

Os grandes vilões são os produtos químicos de limpeza

Os danos são causados, sobretudo aos pulmões. Isso por causa do contato diário com produtos químicos, pois eles irritam as mucosas e revestem as vias respiratórias, causando com o tempo, danos permanentes ao órgão.

“As mulheres que faziam limpeza, quer fosse uma vez por semana na própria casa ou profissionalmente, mostravam declínio acelerado na capacidade pulmonar. O equivalente ao consumo de 20 cigarros em 10 ou 20 anos”, alerta Oisten Savanes, co-autor do estudo.

O que torna as mulheres suscetíveis aos efeitos dos produtos químicos e também do cigarro, é o fato do pulmão ser menos resistente do que o dos homens.  “No pulmão dos participantes do sexo masculino não foi encontrado qualquer efeito do uso dos produtos de limpeza”.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fernando Holiday quer internação psiquiátrica para grávidas ‘propensas ao aborto’