Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A tecnologia de impressão 3D vem sendo aliada do homem em vários aspectos, que vão desde a construção de casas até órgãos e ossos humanos, mas a novidade é que, agora ela está sendo usada para salvar os recifes de corais nas ilhas Maldivas, no sudeste asiático.
Nos últimos anos, uma grande parcela dos recifes de corais no mundo inteiro vem morrendo, seja por ação do homem ou por fenômenos climáticos, como o El Niño, que aumentou a temperatura na superfície do mar e fez muitos corais serem mortos ou sofrerem um branqueamento generalizado, reação natural ao estresse ambiental, que os torna mais fracos e vulneráveis.
Porém, o futuro é promissor e, no dia 11 de agosto um sistema artificial de corais desenvolvido pelo designer industrial Alex Goad, do Reef Design Lab – na Austrália, foi submerso em uma das ilhas do arquipélago, com o objetivo de salvar a biodiversidade da área, que estava fortemente ameaçada.
Os moldes foram produzidos em uma imensa impressora 3D e depois fundidos em cerâmica – substância semelhante ao carbonato de cálcio encontrado nos recifes naturais. Ao todo foram mais de 220 moldes, encaixados e preenchidos com cimento, formando um recife artificial gigante.
O próximo passo é transportar fragmentos de corais para esta estrutura, preservando a biodiversidade da área e ajudando os recifes a sobreviverem ao clima cada vez mais quente.
Hoje já existem algumas técnicas de propagação de corais, mas Alex Goad acredita que esta seja a mais eficaz: “A tecnologia de impressão 3D ajuda-nos a desenvolver formas mais inovadoras de proteger os recifes de coral. A tecnologia nos permite imitar a complexidade das estruturas naturais dos recifes, para que possamos projetar recifes artificiais que se assemelhem aos encontrados na natureza”.
Publicidade
O norte-americano Hal Taylor sempre gostou de ler enquanto se embalava em uma cadeira de balanço. Quando sua primeira...
Do material de fabricação ao funcionamento, o novo painel solar desenvolvido pelo estudante de engenharia filipino...
A onça-pintada que ficou conhecida como Ousado após ser resgatada com ferimentos graves dos incêndios no Pantanal,...
A paisagem de Veneza nesses dias não é aquela tradicionalmente romântica que nos acostumamos. Alguns canais da...
A Garoto vai lançar ainda este mês quatro novos sabores do chocolate Talento. A linha batizada de Terruá é...
Muitas vezes, as crianças têm ideias simples para resolver problemas que poderiam parecer complexos para qualquer...
Não há dúvidas de que, especialmente nas metrópoles, produzimos uma quantidade muito alta de lixo e ainda estamos...
O etanol à base de milho surgiu como uma alternativa sustentável ao petróleo, mas um estudo recente sugere que ele...
A descoberta de novos fósseis no deserto de Tatacoa, na Colômbia, e na região de Urumaco, oferecem maior...