Debate

Membro de grupo do WhatsApp é condenado a pagar R$ 40 mil de multa

Patrocinado por: Mastercard
Redação Hypeness - 16/08/2018

O juiz James Hamilton de Oliveira decidiu que, o responsável por expor sem autorização uma conversa privada no WhatsApp, vai ter que pagar indenização de 40 mil reais por danos morais.

O acusado é um ex-funcionário do Coritiba, que ao lado de outros dirigentes, fazia parte do grupo chamado Indomáááááável F.C. Segundo consta no processo, os membros trocavam todo o tipo de mensagem, desde assunto mais sérios, passando por piadas e comentários maldosos.

Em 2015, Bruno Kafka resolveu divulgar os conteúdos. Os diálogos foram expostos nas redes sociais e enviados aos veículos de comunicação. O resultado da ação acabou gerando uma grave crise institucional no clube de futebol paranaense, causando inclusive a demissão de duas pessoas.

Precisamos falar sobre compartilhamento de conteúdo

A defesa se valeu da liberdade de expressão para evitar a condenação do cliente. Segundo os advogados, Bruno Kafka tinha o “intuito de informar a coletividade de torcedores sobre a forma de gestão empregada no clube de futebol”.

O argumento foi refutado pelo juiz James Hamilton de Oliveira Macedo. O magistrado disse que a prática do integrante do grupo de WhatsApp não foi correta, pois o conteúdo divulgado no espaço deve respeitar noções de privacidade.

“Considerando que as mensagens foram trocadas em aplicativo de celular em grupo privado, resta patente que não poderiam ser divulgadas, ressaltando-se, notadamente, que caso quisessem que as mensagens trocadas fossem públicas teriam as partes o feito desta forma”, finalizou Macedo durante a emissão da sentença.

Atenção, pois o administradores de grupos também podem ser punidos. A cidade de São Paulo viveu um caso semelhante ao de Bruno e, segundo o UOL, a responsável pela gerência do grupo precisou pagar cerca de R$ 3 mil em função de xingamentos a integrantes.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Carro despenca de penhasco com passageiro enquanto família observa paisagem; veja vídeo