Debate

Mistério: tubarões aparecem com fígado extraído com precisão cirúrgica

por: Redação Hypeness

A localização da carcaça de cinco tubarões brancos encontradas em uma praia em Gansbaai, na África do Sul, deixou todo mundo intrigado. Aparentemente intactos, os animais estavam sem o fígado.

De início, a hipótese da caça humana foi cogitada. Mas, como um homem seria capaz de matar um tubarão sem deixar ao menos uma marca? Difícil. A análise da fundação sul-africana Dyer Island Conservation Trust concluiu que, na verdade, os tubarões tiveram o fígado retirado por orcas.

Segundo os pesquisadores, a Orcinus orca recorre ao trabalho em equipe para, primeiro imobilizar o animal de 1 tonelada, na sequência elas rasgam os tubarões e aproveitam sua destreza com os lábios para fazer o corte preciso.

Não é fácil domar um animal desses

“Imaginamos que uma orca abocanhe em seguida uma das barbatanas peitorais, e uma segunda orca faz o mesmo com a outra. As barbatanas são como asas de um avião para os tubarões”, disse à BBC Brasil Alison Towner,  membra da Dyer Island Conservation.

Esta é literalmente uma briga de gigantes. Apesar de nadarem sozinhos pelos oceanos, além do peso, o tubarão branco é conhecido pelo instinto predatório. E o fígado do animal marinho pesa cerca de 90 quilos.

Para os pesquisadores, a escolha do fígado dos tubarões se dá pela abundância de energia. O órgão contém vitamina C, B12, A, ferro, niacina, sódio e carboidratos. A carcaça não é consumida, pois elas necessitam preencher apenas o equivalente a 3% do peso diariamente.

As orcas trabalham em equipe para caçar o tubarão

 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Commons Media/foto 2: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Bonner e Renata são intimados a depor após censura na Globo em caso de Flávio Bolsonaro e Queiroz