Arte

Nomadic Massive: o grupo canadense de rap que faz rimas em oito idiomas

por: Redação Hypeness

O Canadá é reconhecido mundialmente pela cultura de aceitar as diferenças, seja por acolher imigrantes e refugiados, promover a igualdade de gênero ou abrir portas para a população LGBT. O rap também é símbolo de diversidade, dando voz a diversos grupos marginalizados. A junção dos dois é o Nomadic Massive, grupo de hip hop cujas músicas têm rimas em até oito idiomas.

Tudo começou em Montreal, em 2004, quando um grupo de amigos de diferentes origens decidiu criar um coletivo artístico, que logo se tornou conjunto de rap. Apesar de viverem em um país cujos idiomas oficiais são inglês e francês, às vezes os integrantes se sentem mais confortáveis rimando em suas línguas nativas.

É por isso que as canções podem trazer trechos também em espanhol, português, árabe, patois (dialeto caribenho), línguas crioulas e nativas do Canadá. Entre os integrantes há nascidos ou descendentes de chilenos, argentinos, argelinos, haitianos e equatorianos.

São oito membros atualmente, e as canções incluem, além dos vocais, teclado, saxofone, trompete, trombone, guitarra, baixo e bateria. Como muitos dos músicos são multi-instrumentistas, muitas vezes eles revezam entre si durante as gravações e apresentações ao vivo.

O grupo chegou a se apresentar no Brasil em 2008, depois de organizarem uma turnê independente depois de perceberem que a internet havia possibilitado criar uma base de fãs por aqui.

“Nomadic Massive é contemporâneo e urbano, tanto no estilo quanto no conteúdo. Hoje as grandes cidades e as misturas culturais que elas geram fazem do grupo um arquétipo do século 21, representando uma realidade local, mas com olhos voltados para o resto do mundo”, define o site do grupo.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Nomadic Massive


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista organiza pedras em padrões impressionantes na praia e diz que é terapêutico