Arte

Obras de Picasso criança e adolescente mostram um artista completamente diferente – e incrível

por: Redação Hypeness

A célebre afirmação dita pelo pintor espanhol Pablo Picasso de que teria precisado de somente 4 anos para pintar como o mestre Rafael, mas de que precisou de uma vida inteira para pintar como uma criança se apresenta definitivamente como um paradoxo ilustrativo de seu desenvolvimento como artista – e basta olhar seus primeiros trabalhos para ter certeza de tal paradoxo. Se normalmente reconhecemos em sua “fase azul” o início de sua carreira como pintor nascido em 1881, há uma porção de desenhos e quadros anteriores que significam não só a incrível precocidade do jovem Picasso, como o quanto o artista se dedicou desde a mais tenra idade para se tornar o mais importante pintor do século 20 e um dos maiores da história.

Autorretrato, de 1896

Aos 8 anos, como mostra o quadro O Toureiro, de 1889, Picasso já era habilidoso com tinta óleo, mas foi nos anos seguintes, entre 1890 e 1893, que suas capacidades parecem ter saltado em velocidade e intensidade incríveis, especialmente nos estudos da anatomia humana.

O Toureiro, de 1889

Estudo de 1893

Aos 13 anos sua carreira propriamente já começava a acontecer em destaque, e o quadro que pintou da primeira comunhão de sua irmã Lola, aos 15 anos em 1896, já mostram o tal artista que incrivelmente pintava “como Rafael”.

A primeira comunhão, de 1896

Trata-se de um Picasso naturalista, muito anterior à radical inclinação vanguardista e experimental que viria a dominar seu prolífico trabalho até o fim da sua vida.

Retrato da mãe do artista, de 1896

Ciência e Caridade, de 1897

O garoto do altar, de 1896

Picasso morreu em 1973 aos 91 anos como um dos mais importantes e influentes artistas da história – alguém que dedicou toda sua vida à aventura estética humana desde que era uma criança, e que ajudou não só a fomentar o firme trilho da arte moderna como dos limites de nossa imaginação, seja reproduzindo à perfeição uma cena de sua infância, seja explorando as formas e as sentimentalidades ao limite.

Estudo Acadêmico, de 1895

O velho pescador, de 1895

Vista do porto de Valência, de 1895

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© artes: Pablo Picasso


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype definitiva dos blocos de Carnaval em SP, Rio e BH