Sustentabilidade

Ocupação do MST ganha prêmio por recuperação da Mata Atlântica

por: Redação Hypeness

Produzir alimentos livres e agrotóxicos e recuperar a Mata Atlântica ao mesmo tempo. Desde 2003, vinte famílias vivem no acampamento José Lutzenberger, do MST, no município de Antonina (PR), conciliando essas duas atividades, do cultivo de couve ao de café.

O trabalho foi reconhecido com o prêmio Juliana Santilli, que condecora “iniciativas individuais ou coletivas que fazem a diferença, promovendo a ampliação, a conservação, o acesso, a distribuição ou o uso de produtos da agrobiodiversidade”.

Um troféu será entregue em Brasília, em cerimônia marcada para 21 de novembro. Vencedores na categoria ampliação e conservação da agrobiodiversidade, as famílias receberão também um selo de reconhecimento e apoio financeiro para intercâmbio de experiências.

De acordo com o Brasil de Fato, nos três primeiros anos de ocupação os moradores precisaram lidar com rio poluído, solo rebaixado e encharcado e muito pasto. Foi preciso muito trabalho para retomar a capacidade de plantar alimentos na área, mas hoje a perspectiva é que a produção continue aumentando.

A degradação causada pela atividade pecuária foi superada e, hoje, árvores altas típicas da Mata Atlântica e diversas outras plantas se destacam nos lotes que já foram recuperados pelos agricultores. Apenas 10% da área foi trabalhada, então há muito o que fazer.

Os moradores da comunidade testam diferentes métodos de manejo e preparo do solo, tendo criado agroflorestas em diferentes estágios de evolução. Cerca de 90% do que é produzido pelos agricultores é destinado para as escolas da região através do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A cada semana são enviados para a rede estadual 1080 quilos de tubérculos, 1545 quilos de frutas, 390 quilos de hortaliças e 45 quilos de tempero. Também são produzidos e distribuídos doces, geleias e polpas de frutas.

Publicidade

Fotos © Júlia Rohden/Brasil de Fato


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
RIP planeta: geleira que desapareceu ganha lápide com alerta na Islândia