Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Pela primeira vez, cabelos lisos não monopolizam a propaganda brasileira. De acordo com estudo realizado pela Uma Análise de Representatividade na Publicidade Brasileira, 1822 comerciais televisivos foram coletados durante uma semana no mês de fevereiro e mostram que 53% dos modelos tinham cabelos ondulados ou crespos.
Nunca antes na história os cabelos lisos responderam apenas a 26% de participação no meio publicitário. O resultado demonstra uma mudança, mesmo que tardia, de postura do mercado no Brasil.
Isso se deve, em larga escala, ao aumento do debate sobre racismo e representatividade negra no Brasil. Para se ter ideia dos efeitos das mudanças, na terceira edição da pesquisa lançada em 2016, 62% dos papéis eram interpretados por pessoas com fios lisos, enquanto ondulados ou crespos respondiam apenas por 5%.
Campanha do Boticário para o Dia dos Pais
“Todo esse movimento em torno da transição capilar e valorização do cabelo natural não é moda, mas uma conscientização que veio para ficar. O processo de assumir os cabelos da forma como são e de ter liberdade para usá-los dessa forma é algo afirmativo e positivo, sobretudo para as crianças, que por muito tempo sofreram bullying e sentiram-se envergonhadas do próprio cabelo. É uma transformação muito importante para a sociedade”, declarou ao B9 Isabel Quirino, diretora de planejamento da Heads – uma das responsáveis pela pesquisa.
A influência da internet também deve ser considerada. Há alguns anos, as redes sociais se transformaram em incubadoras de debates importantes sobre feminismo, gênero e claro, racismo. O surgimento de influenciadoras digitais como Gabriela Oliveira e Tia Má, contribuem e muito para predominância de crespos e crespas nas telas de TV.
Nunca é demais lembrar que o Brasil possui 54% de sua população formada por homens e mulheres negras. Apenas atrás da África, o país é um dos grandes centros de afro-descendentes no mundo. Entretanto, essa vantagem nunca foi refletida pelos veículos de comunicação. Um desavisado, ao ligar a televisão, poderia acreditar que estava em um país europeu. Por isso, além da democracia capilar, o fato de protagonistas negros em comerciais de TV ter aumentado 57%, também deve ser celebrado.
Publicidade
Um apartamento de 501,56 m² localizado de frente para o mar do Leblon, no Rio de Janeiro, foi vendido por incríveis...
A marca catarinense Lança Perfume acaba de lançar uma coleção homenageando os diferentes períodos históricos da...
A influenciadora Franciane Andrade publicou um relato triste nas redes sociais. Ela gravou um vídeo dizendo ter sido...
Muito mais que meros comfort movies, filmes de comédia romântica se tornaram portos seguros de expectativas amorosas...
A noite de quinta-feira (2), primeira com bares reabertos no Rio de Janeiro, teve comportamentos que desrespeitam os...
O passageiro Arthur Skyler Santana de Franca, de 22 anos, conquistou na justiça o direito de embarcar em um voo...
A modelo Jéssica Constantino denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal que pessoas estão fazendo o uso...
A apresentadora Fernanda Lima confirmou a morte do pai, Cleomar Lima, por meio de um texto emocionado, publicado em seu...
A invasão de um grupo de deputados e assessores ao hospital de campanha do Anhembi, montado de forma emergencial pela...