Ciência

Pessoas que gostam de Harry Potter são mais tolerantes e empáticas, aponta pesquisa

por: Redação Hypeness

Suas preferências literárias podem dizer mais sobre sua personalidade do que você imagina.

Ao menos, é o que sugere uma pesquisa publicada pelo Journal of Applied Social Psychology.

Intitulada “A maior mágica de Harry Potter: reduzir o preconceito“, a investigação consistiu em três estudos envolvendo a leitura de livros do bruxinho entre estudantes de diferentes idades. Os pesquisadores concluíram que a série de livros tende a tornar os jovens mais tolerantes em relação a minorias como imigrantes e LGBTs.

via GIPHY

A primeira parte da pesquisa envolveu um curso de seis semanas sobre o universo de Harry Potter. Os sortudos que assistiram a essas aulas foram 34 alunos do equivalente italiano ao quinto ano. Ao final deste intensivo, os estudantes recebiam questionários. Resultado? Aqueles que se mostravam mais abertos a entender a situação dos imigrantes na Europa eram também os que mais tinham interesse nas aulas.

Uma etapa posterior do estudo envolveu 117 estudantes de ensino médio e focou na questão LGBT. Adivinha? De novo aqueles que se mostravam mais interessados pelo bruxinho também apresentavam opiniões mais positivas em relação a homossexuais.

via GIPHY

Por último, estudantes do Reino Unido que se identificavam menos com o personagem Voldemort, também eram os mais preocupadoscom os refugiados. (Essa era quase óbvia, já que Voldemort sonha com um mundo dominado apenas por bruxos, né? 🤷‍♀️).

Parece que a luta contra o vilão e um mundo dominado apenas por bruxinhos “puro-sangue” pode se tornar uma verdadeira metáfora para o mundo real. Essa relação é percebida até mesmo pelos estudantes mais jovens e é a prova de que Harry Potter venceu a maior das batalhas: aquela contra o preconceito!

via GIPHY

Já pode (re)ler toda a coleção?

Publicidade

Foto em destaque: gianfrancodebei/Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas criam adesivo que regenera pele de diabéticos e evita amputação